Texto José Silva
Um dos motivos mais interessantes para quem anda nesta actividade da gastronomia e dos vinhos, é, de vez em quando, descobrir coisas que nos surpreendem e nos deixam felizes. É também uma das razões porque mantemos a vontade e o gosto de continuar a desenvolver este trabalho. Foi o que aconteceu numa recente visita a Bragança, lá bem no interior transmontano, quando mão amiga nos levou até à Pousada de S. Bartolomeu para almoçar.
A pousada tem muita tradição, que conheço bem, pois ali pernoitei muitas vezes, em várias visitas a Bragança, mas a surpresa foi a recente entrada para a gestão do grupo Geadas, que tem o restaurante do mesmo nome em Bragança. Há várias décadas que é a casa de bem comer mais conhecida e conceituada da cidade, gerida por dois irmãos, a servir comida tradicional de Trás-os-Montes. Mas que nos últimos anos desenvolveu uma ementa alternativa de autor, baseada em produtos transmontanos. Agora, com esta aquisição, os dois irmãos resolveram transferir esse conceito de autor para o restaurante da pousada, que baptizaram de “G”, simplesmente.
Photo by José Silva | All Rights Reserved
O espaço foi remodelado, ficou mais confortável e acolhedor, com uma oferta requintada, baseada em produtos da região, que se saúda. Sala cheia de luz, com vista sobre a cidade, lá do alto, precedida duma simpática sala de estar, onde se expõem alguns produtos, entre azeite, enchidos e doçaria. Amesendação impecável, com tudo o que é bom na mesa, serviço irrepreensível, incluindo o trabalho de vinhos, a cargo de profissionais com enorme experiência.
Photo by José Silva | All Rights Reserved
Na refeição que partilhei com alguns amigos, começaram por nos servir pão regional transmontano de Bragança e uma bola de carne deliciosa, com enchidos da região, muito apaladada. O que pediu o primeiro copo de vinho, neste caso também transmontano, o tinto “Quinta das Corriças Reserva de 2011”, cheio de corpo mas ao mesmo tempo muito elegante, com acidez bem presente a dar-lhe equilíbrio, notas suaves de frutos vermelhos e algum fumo, apenas uma fragrância.
Photo by José Silva | All Rights Reserved
Há vários menus de degustação propostos, cujo preço varia consoante a quantidade de pratos e de vinhos para cada um. Na nossa refeição começamos por apreciar um pão com salpicão de Vinhais, servido numa pedra redonda e que ainda vinha morno, e manteiga de ervas finas que se derretia facilmente ao entranhar-se na massa. Belo começo!
Photo by José Silva | All Rights Reserved
Numa outra pedra, esta mais baixa e comprida, veio uma lata, daquelas das conservas, que servia de recipiente para um à Braz de alheira de Vinhais com rodela de salpicão, a batata frita bem ligada com a pasta da alheira e o contraste com o salpicão a dar um toque de requinte.
Photo by José Silva | All Rights Reserved
Então veio novamente uma pedra redonda com um escabeche de perdiz a duas temperaturas, a carne da perdiz bem esfiada, tudo bem compactado e o escabeche por cima numa realização simples mas muito elegante. Nos pratos quentes provamos um caldo de aves (faisão e perdiz), com nabo e abóbora, suculento e muito apaladado, o caldo bem quente, numa bela composição cromática, com a cor alaranjada da abóbora a dominar, vários paladares bem integrados, um caldo exótico delicioso.
Photo by José Silva | All Rights Reserved
O prato principal proposto foi um soberbo lombo de porco bísaro maturado, tenro, macio, muito bem cozinhado, no ponto, com uma ligeira capa da sua própria gordura, uma carne de excelência. Na companhia dumas couves do pote, tradicionais da matança, mas aqui estilizadas, servindo de recheio a um crocante mil folhas de sementes, delicioso. E ainda, como apontamento, um figo caramelizado recheado com alguns miúdos do porco. Quase uma obra de arte! Fechou-se o repasto com uma tradicional torta de laranja em boa companhia.
Photo by José Silva | All Rights Reserved
Por esta altura já a segunda garrafa de vinho estava no fim…
Contactos
Pousada de São Bartolomeu
Rua Estrada do Turismo, 5300-271 Bragança
Tel: (+351) 273 331 493 Fax: (+351) 273 323 453
guest@pousadas.pt
Pousada-De-Bragança
Leave a Reply