Sobre


Chamo-me Olga Cardoso e sou uma eterna apaixonada por vinhos. Não me canso de estudar sobre o assunto e estou sempre ávida a conhecer vinhos novos, provar vinhos antigos, registando a sua evolução, e a ser surpreendida por experiências vínicas ousadas, seja quanto às castas utilizadas, seja quanto a métodos de produção.

O site Blend – All About Wine é hoje o meu blogue. Um espaço onde darei a conhecer as minhas provas e preferências no mundo do vinho, os momentos e vivências gastronómicas que mais me impressionaram, assim como as minhas experiências e conselhos no que respeita a unidades de enoturismo.

Pesquisando neste site, encontrarão inúmeros artigos escritos por diferentes pessoas. Um histórico grande e valioso. Neste site escreveram regularmente pessoas como o José Silva, o João Barbosa, o João Pedro Carvalho, o Ilkka Sirén e a Sarah Ahmed.

Futuramente, e sempre que possível, será também um espaço partilhado com outras pessoas igualmente amantes de vinhos, gastronomia e enoturismo, que nele publicarão artigos referentes as estas três áreas tão profundamente conexas e complementares.

Espero sinceramente que se torne num local de divulgação e de opinião, isento e despretensioso, com os olhos sempre postos na qualidade, no rigor e no bom senso.

“…porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é MUITO para ser insignificante.”

Cheers!

Olga Cardoso


A Autora do Blogue

Olga Cardoso

A Olga Cardoso é licenciada em Direito e pós-graduada em Direito Bancário, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Durante largos anos, o Direito foi efectivamente a sua profissão. Nos primeiros anos exerceu advocacia num escritório de Advogados e os últimos anos trabalhou na Banca, mais concretamente no BCP – Banco Comercial Português. Durante esse período de actividade bancária, percorreu diferentes funções, desde a Advocacia, à Assessoria Jurídica, até funções no âmbito da Gestão Operacional.

A sua enorme paixão pelo mundo do vinho e a sua incessante vontade de aumentar os seus conhecimentos técnicos de vinhos, ditaram uma mudança radical no seu destino. Começou por ser blogger, criando o blog a Minha Louca Paixão e mais tarde tornou-se redactora e provadora na Revista Paixão pelo Vinho.

Em 2014, rescindiu o seu contrato com a Banca e criou o seu próprio projecto vínico, o qual é hoje não só uma empresa especializada na organização de programas enoturísticos, com particular enfoque no Porto e Norte do País, como se tornou também numa agência prestadora de outro tipo de serviços, tais como Comunicação & Marketing e Consultoria & Formação, que não obstante se apliquem a outros sectores da economia, são especialmente pensados para as áreas do vinho, da gastronomia e do turismo – a Blend Agency.

Adora estudar e faz formações com frequência. Fez o WSET 3 há já algum tempo, na Direct Wine e com a classificação de Distinção. Mais tarde, fez uma formação designada por Expertise in Wine Managment no ISAG–European Business School, com a classificação de Excelente. Actualmente está a preparar-se para enfrentar os exames do WSET DIPLOMA (a realizar no Reino Unido) e a fazer, em simultâneo, um curso de formação sobre um tema muito em voga actualmente – Master in Digital Marketing. É também a autora do site/blog de vinhos e enoturismo (Blend-All About Wine ), no qual conta com a participação frequente de outros redactores. O vinho é a sua grande paixão e a aprendizagem é seguramente o seu primordial objectivo.


Também contribuem


João Manuel Oliveira

Com frequência universitária na área de Economia (ISEG).

Iniciou a sua carreira profissional como Jornalista em 1995, tendo passado por diversos Órgãos de Comunicação Social, como o Jornal Forum Estudante, Revista cyber.net, Diário de Aveiro, Litoral e a A Capital, tendo, em paralelo, colaborações diversas como Jornalista freelancer em temáticas desportivas (Revista Atletismo e Programa de Televisão 7 Metros) entre outras. Desde cedo demonstrou o seu gosto pelas novas tecnologias, sobre as quais escreveu, tendo sido editor da primeira revista portuguesa sobre Internet (cyber.net) e depois do suplemento Info&Net da “A Capital”.

Foi assessor de Imprensa da Unidade de Missão para a Inovação e Conhecimento, (UMIC).

Colaborando directamente com Diogo Vasconcelos de 2002 a 2005, altura em que exerceu actividade privada, como Consultor de Comunicação numa agência de Comunicação, com as contas da Toshiba e X-Box. Entre 2006 e 2009 desempenhou funções como Assessor de Imprensa da Presidência e da Autarquia de Aveiro. Posteriormente tem vindo a desenvolver a actividade de Consultoria de Comunicação, incluindo a digital, em áreas diversificadas.

Hoje é um conhecido enófilo, tendo-se especializado em Marketing de Vinhos pela Universidade do Minho.

Iniciou os seus conhecimentos e estudos de vinhos com Manuel Lima, da Câmara de Provadores do IVDP. Já foi jurado em vários concursos e organizou durante dois anos os jantares vínicos do Melia Ria Hotel & Spa, em Aveiro. Foi também o organizador de provas cegas da casta Baga e adora conhecer vinhos novos, diferentes e despretensiosos. Gosta ainda de tirar fotografias a todos os rótulos e visitar tudo o que são feiras regionais.

Nos últimos anos, tem concentrado grande parte do seu trabalho de Consultoria de Comunicação no Sector dos Vinhos e da Gastronomia. Desenvolve há já algum tempo um conhecido Podcast de promoção e entrevistas (www.magnumwineclub.com/)com mais de 200 edições realizadas e é convidado regularmente para diversos eventos de vinhos, designadamente, para integrar o Júri dos respectivos concursos.

Paulo Pimenta

É oriundo da região de Trás-os-Montes, mais concretamente da cidade de Mirandela, distrito de Bragança.

Foi nessa região transmontana que desde muito cedo começou a fazer vindimas e a esmagar uvas, participando nas tradicionais lagaradas.

Contudo, grande parte das suas raízes encontram-se sediadas na zona do Dão, região vitivinícola responsável pela produção de vinhos que muito aprecia.  Foi aí que, desde muito cedo, começou a acompanhar as vindimas e a rodopiar à volta da imensa roda do esmagador de uvas.

No entanto, é pela casta Baga e pelos vinhos produzidos na região da Bairrada, que o seu coração bate mais forte. Gosta particularmente de Bagas clássicos e é um grande apreciador e conhecedor de vinhos com idade. Frequentador assíduo de eventos vínicos, é também membro de alguns dos mais importantes concursos de vinhos.

No ano de 2000, ao virar do milénio, terminou a sua licenciatura em Professor do 1º CEB e iniciou a sua carreira de docente.

Em 2012, já com vários anos de experiência como professor, concluiu o mestrado em Ciências da Educação. Ao longo dos últimos anos de carreira docente, participou como orador em diversas conferências nacionais e internacionais sobre temáticas educativas. Tem também alguns artigos editados sobre educação e em diferentes línguas.

Hoje em dia reparte as horas do seu dia entre o ensino das letras do alfabeto com a aprendizagem das castas e dos aromas do vinho.

Tem vindo a desenvolver o seu gosto por vinhos e outras bebidas através, da organização de grandes provas cegas, da fundação de grupos na internet e da frequência de diferentes cursos de vinhos. Destaca-se, especialmente, a sua formação WSET realizada através da Direct Wine e a sua participação na revista “Paixão pelo Vinho” como redator e provador. É também o fundador do site (Wine & Stuff ) e do grupo do Facebook com o mesmo nome, o qual conta já com mais de 17000 membros.