Texto Ilkka Sirén | Tradução Bruno Ferreira
Vamos pô-lo nestes termos e sem rodeios; o Inverno é uma chatice! Claro que a neve é boa, como são os deportos de Inverno, esquiar, o Natal, etc. Mas vamos ser honestos, o Verão foi a razão pela qual nós, seres humanos, fomos postos nesta Terra. Quem não concordar estará apenas a mentir a si próprio. Na Finlândia o Verão é muito curto, o que nos ensinou a apreciar o bom tempo. Se isso significar cerveja gelada, nadar e pessoas seminuas, que assim seja.
Às vezes é preciso jogar pelo seguro porque o Inverno finlandês pode ser muito “frio”, digamos. Com isto em mente, eu e a minha mulher decidimos fazer as malas e viajar para a Croácia durante uma semana. O azul do mar Adriático parecia o local ideal para relaxar por uns dias. A nossa estadia é que foi um pouco fora do normal, ficamos num farol. Sem staff de hotel, sem turistas, só nós e o mar.
Um lugar realmente lindo e um alojamento como nunca tinha visto. A viagem de até à Ilha demorou cerca de 25 minutos de barco. É uma ilha muito pequena, e a própria casa é muito modesta, com uma cozinha e um par de quartos. Estava lá, claro, o faroleiro mas ficou no seu espaço. Fiz no entanto um novo amigo, de nome Sr. Alforreca. Havia muitos golfinhos à volta do farol mas eram um bocado rápidos para o meu gosto. Esta alforreca andava mais à minha velocidade.
Depois de um longo dia era bom ver o pôr-do-sol no farol. Testemunhamos alguns pôr-do-sol fenomenais. Os golfinhos a nadar ao pôr-do-sol foi um clichê tradicional mas lindo. Era o aniversário da minha mulher e a ocasião pedia vinho do Porto. Por coincidência eu tinha uma pequena garrafa de Churchill’s Reserve Port na minha bagagem. Qualquer que seja a situação e onde quer que estejamos no mundo, existe sempre tempo para vinho do Porto. O Reserve Port é perfeito para levar em viagem devido ao tamanho pequeno da garrafa. Nunca se sabe quando é preciso um copo de vinho do Porto. Para nós é necessário quase sempre.
Sentámo-nos nas paredes do farol. O local parecia um pequeno forte e o cenário quase perfeito para saborear vinho do Porto. O sedoso e especiado Porto, com o seu final suave, permaneceu muito para além dos últimos raios de sol terem batido na calma superfície do mar Adriático.
Toda a estadia no farol pareceu um pouco surreal, do género de um filme de baixo orçamento com o Kevin Costner como personagem principal. Mas é uma experiência que recomendo vivamente. Estar completamente isolado com os nossos próprios pensamentos, com o fascinante “grande azul” e um copo de vinho do Porto para tornar o cenário perfeito. Vou sentir falta deste sítio e realmente espero cá voltar um dia. Afinal de contas, situações como esta, em que nos desligamos completamente de tudo, são bastantes raras. Só precisam de se certificar que levam mantimentos suficientes, o que significa bom vinho do Porto.
Contactos
Churchill Graham Lda
Rua da Fonte Nova, 5
4400 -156 Vila Nova de Gaia
Portugal
Tel: (+351) 22 370 3641
Fax: (+351) 22 370 3642
Email: office@churchills-port.com
Website: www.churchills-port.com
Leave a Reply