Independent Winegrowers’s Association, uma década ao sabor da excelência Os Vinhos Enosexuais da Quinta das Bágeiras

Ideal Drinks – Belcanto

  • Blend-All-About-Wine-Ideal-Drinks-Belcanto-Wines-SLider

Texto José Silva

A Ideal Drinks é uma empresa que já nos habituou a um nível de qualidade superior, com uma imagem cuidada, uma comunicação moderna e eficaz, que gosta de juntar a tudo isto o factor surpresa, que é também uma prova da dinâmica que põe em tudo o que faz. E o que faz acima de tudo são vinhos extraordinários!

blend_ideal_drinks1

Vinhos – Foto de Blend All About Wine | Todos os Direitos Reservados

Foi assim que rumamos a Lisboa, mais propriamente ao Chiado, onde a equipa chefiada pelo Engº. Carlos Lucas apresentou algumas novidades, desta vez no mais recente espaço do chefe José Avilez, a que chamou “Mini Bar”, ali mesmo na rua António Maria Cardoso, bem no centro do Chiado. É um bar em estilo inglês onde se apreciam bebidas muito variadas e se comem petiscos com a marca do chefe José Avilez.

Foi ali mesmo que foram apresentados os três novos vinhos da Ideal Drinks: o branco Colinas 2009, um bairradino cheio de elegância, com um nariz fantástico, sedoso, cheio e sedutor, e uma boca cremosa, com belo volume, quase fumada, muito boa acidez, aveludada e fina.

O primeiro tinto foi o Principal Reserva de 2010, um tinto internacional sempre muito bem feito, com Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Merlot, nariz intenso e ao mesmo tempo elegante, com boa fruta madura, boca cheia de estrutura, com alguma intensidade, acidez equilibrada, taninos finos e bem integrados e um final longo e persistente.

blend_ideal_drinks

Vinhos – Foto de Blend All About Wine | Todos os Direitos Reservados

Finalmente a novidade da noite, uma estreia mundial, o Quinta da Curia de 2010, um tinto extraordinário feito com uvas de uma única vinha situada na Curia, com Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Syrah. Um tinto com aromas de frutos vermelhos bem maduros, algum floral, ligeiramente mentolado, muito fino e elegante, e uma boca cheia de intensidade, sedoso, notas de fumo, de frutos vermelhos, óptima acidez e muita frescura num vinho com volume, gordo, um tinto com raça.

São vinhos relativamente caros mas cujo publico alvo está em países com maior poder de compra e com clientelas apreciadoras de coisas diferentes. Ao mesmo tempo que o Engº. Lucas fazia a apresentação destes novos vinhos, o chefe José Avilez foi servindo pequenos petiscos com a sua assinatura: caipirinha em forma de uma esfera gelada que rebenta na boca e espalha os paladares da caipirinha, as azeitonas explosivas que se esmagam contra o céu da boca e a invadem com paladares de azeitona, e o Ferrero Rocher, que parece isso mesmo mas na verdade é uma esfera de foie gras divinal, ou umas gambas do Algarve quase cruas em ceviche, servidas em cima duma lima cortada a meio, seguindo-se um corneto temaki de tártaro de atum com soja picante e umas vieiras salteadas com sabores Thai.

Mas era tempo do jantar, e saímos deste bar para fazer, a pé, o pequeno trajecto que o separa do restaurante Belcanto, onde foi servida a refeição completa. Uma casa de bem comer que está muito bem decorada, onde a madeira é a nota omnipresente, com duas salas separadas por pequeno corredor que nos obriga a apreciar a cozinha aberta, onde a equipa do chefe Avilez se aprimora para que nada falhe. E nunca falha!

blend_ideal_drinks3

Colinas Bruto Rosé 2009 – Foto de Blend All About Wine | Todos os Direitos Reservados

Mesas muito bem aparelhadas, com requinte, e serviço profissional, impecável, bem dirigido, simpático, sempre presente, como deve ser. Depois das boas vindas do chefe, a refeição começou, com o espumante Colinas Bruto Rosé 2009 a ser servido na temperatura certa, cheio de elegância e requinte, ao mesmo tempo que era servido um pão de azeitona delicioso e três manteigas em esfera, óptimas: manteiga tradicional dos Açores, manteiga fumada e manteiga de nozes.

O Principal Rosé 2010 já estava servido quando veio o torricado de cavala fumada em escabeche, numa mescla de aromas e paladares deliciosa, o fumado do peixe a ligar muito bem com o avinagrado do escabeche, e a ligar na perfeição com o vinho, uma boa escolha.

E já estava no copo o branco Eminência Loureiro 2010, um vinho desta casa já bem conhecido, quando veio para a mesa o cozido à portuguesa, uma “provocação” do chefe, um falso cozido preparado com legumes bébé, onde se destacava o paladar do nabo e um pouco de toucinho gordo, a dar textura e paladar intenso ao conjunto.

Começaram aqui a ser servidos os tintos, em primeiro o Principal Reserva de 2010, que já tínhamos provado e que esteve muito bem com o prato. Seguiu-se outro prato, pataniscas de bacalhau, tomatada e samos de coentrada, um conjunto complexo mas muito bem conseguido, as pataniscas a revelarem ser uns deliciosos filetes de bacalhau, fofos e apaladados, a tomatada a ligar bem com a estrutura gelatinosa dos samos, muitíssimo bom. O Quinta da Curia 2010 foi um óptimo companheiro do leitão, com a sua estrutura, mas acima de tudo a sua acidez, perfeito.

blend_ideal_drinks4

Foto de José Silva | Todos os Direitos Reservados

O leitão revisitado estava delicioso, na companhia dum puré fino de laranja, um taco de folhas de alface e um pequeno saquinho que parecia de plástico mas era para comer, com sabores citrinos e umas pequenas batatas fritas às rodelas, saborosas e crocantes. O naco de leitão, baixinho, de pele estaladiça, estava muito bem temperado, lembrava bem a sua versão bairradina tradicional.

Terminou-se com uma sobremesa ao jeito do chefe Avilez, um conjunto elegante de citrinos e doce de ovos, numa paleta de cores deliciosa, que se manifestava intensamente na boca. Muito bom! Que acompanhou com o último vinho da noite, o espumante Colinas Brut Reserva de 2010, sedoso, intenso, cremoso na boca, com óptima acidez, seco e muito elegante.

blend_ideal_drinks5

Foto de José Silva | Todos os Direitos Reservados

Grande refeição, em muito boa companhia, num restaurante de eleição. Não admira que possua uma estrela do prestigiado “Guia Michelin”.

Lá fora, a noite estava amena, a convidar a um passeio pela cidade de Lisboa.

Contactos:
Ideal Drinks, S.A.
Quinta do Seminário, Casais
P-3045-161 Coimbra
Phone: +351 231 528 312
Email: geral@idealdrinks.com
Site: www.idealdrinks.com

Belcanto
Largo de São Carlos, 10
1200-410 Lisboa
Phone: +351 213 420 607
Site: belcanto.pt

 

Partilhe:
About José Silva
Wine Writer Blend | All About Wine

Leave a Reply

Your email address will not be published.