Breves momentos com a Casa da Passarella Quinta do Vallado – Tawnies 30 e 40 anos

Caves São João – Porta dos Cavaleiros Reserva Seleccionada 1983 – 1985

Texto João Pedro de Carvalho

Não se pode falar da história do vinho do Dão, uma das mais antigas regiões vitivinícolas de Portugal, demarcada em 1908, sem mencionar as carismáticas Caves São João e os seus míticos Porta dos Cavaleiros dos anos 60 e 70.

Alguns deles fazem mesmo parte do lote dos melhores vinhos alguma vez feitos em Portugal. As Caves São João foram fundadas em 1920 pelos irmãos José, Manuel e Albano Ferreira da Costa, mas apenas em 1959, já com os descendentes dos fundadores, Alberto e Luís Costa, iriam surgir as marcas que lançaram as Caves São João para o estrelato – o Frei João (Bairrada) e o Porta dos Cavaleiros (Dão) cujo Reserva ostenta um bonito rótulo de cortiça, inovador para a altura.

Caves S. João – Foto de João Pedro de Carvalho | All Rights Reserved

Sem produção própria ou sequer vinificação na região do Dão, limitavam-se a comprar vinhos nas adegas cooperativas e em algumas quintas da região para posterior estágio e loteamento na sua sede localizada na Bairrada.

Aqui foi decisivo o grande conhecimento que os irmãos Alberto e Luís Costa detinham sobre a região, facto que lhes permitiu adquirir/abastecer de forma continuada com alguns dos melhores vinhos de toda a região.

A mestria com que dominavam a arte do lote e tendo em conta a qualidade da matéria-prima disponível, permitiu criar vinhos de excelsa qualidade com um cunho muito próprio aliado a um perfil marcadamente clássico da região, vinhos que perduraram na sua grande totalidade até aos dias de hoje.

Com a evolução dos tempos e consequente evoluir da região do Dão, passou a DOC em 1990, no final dos anos 80 muitos dos que antes forneciam as Caves São João com os melhores vinhos enveredaram pela produção própria, desta maneira a qualidade dos lotes disponíveis como seria de esperar sofreu um rude golpe.

No silêncio das caves residem nos dias de hoje mais de um milhão de garrafas que resistiram imaculadas à passagem do tempo e cujos vinhos na maior parte dos casos mostram uma saúde invejável. É pois todo um privilégio e uma rara oportunidade para os apreciadores poderem entrar em contacto com toda a glória e esplendor de tempos que já não voltam.

Porta dos Cavaleiros Reserva Seleccionada 1985 – Foto de João Pedro Carvalho | All Rights Reserved

Porta dos Cavaleiros Reserva Seleccionada 1983 (Dão) 

Mostra o aroma clássico que de imediato nos remete para a sua região de origem, o Dão.
Precisa de tempo no copo, complexo e profundo com muito mato, caruma, ervas de cheiro, fruta negra (cereja, framboesa) sumarenta bem limpa e fresca a ser acompanhada por notas de violeta, fumado, terroso e especiado (pimenta). Mais robusto que o 1985 com uma presença vegetal mais acentuada, pleno de harmonia na boca com muita fruta madura, cereja em destaque, pinheiro e especiaria, tudo com grande frescura, corpo médio numa passagem pelo palato sedosa e cheia de vivacidade, final longo e persistente.

Porta dos Cavaleiros Reserva Seleccionada 1985 (Dão)

Aroma clássico da região, quase que em forma de compêndio, mais fresco e definido que o 1983, embora de igual patamar de qualidade, aqui com a energia de uma fruta vermelha (bagas silvestres) muito viva, tabaco seco, fumo, ameixa seca, pinhal, cheio de finesse. Boca cheia de fruta viva e suculenta que apetece trincar, acetinado no palato, um autêntico prazer que apetece beber, fantástico equilíbrio e uma frescura invejável. Um hino ao que de melhor o Dão e Portugal têm para oferecer. Vinho de classe mundial? Porque não.

Contactos
Caves de São João
São João da Azenha, Anadia, Ap-1
3781-901 – Avelãs de Caminho, Portugal
Phone: + 351 234 743 118
Email: geral@cavessaojoao.com
Site: http://www.cavessaojoao.com/

Partilhe:
About João Pedro Carvalho
Wine Writer Blend | All About Wine

Leave a Reply

Your email address will not be published.