Texto João Pedro de Carvalho
Na Quinta de Dona Maria em Estremoz mora um misto de classicismo e modernidade que se soube transportar de forma elegante para os vinhos ali produzidos.
A enologia de Sandra Gonçalves é precisa e refinada, resultando em vinhos com alma e cheios de detalhe, sérios com elegância e frescura num misto que se reflete numa muito boa longevidade.
Nos exemplares mais clássicos assentes no carácter dos solos argilo-calcários da região surge a gama Dona Maria (tinto, branco e rosé) com o apogeu a ser atingido no Dona Maria Reserva, complementam a oferta os varietais de inspiração mais moderna, como por exemplo o Viognier 2013 e o Touriga Nacional/Petit Verdot 2011 aqui colocados em destaque.
Lado a lado constatamos que tanto o Dona Maria tinto e branco são vinhos de traçado clássico, naquele Alentejo que se torna tão especial dentro daqueles portões, vinhos ainda muito novos com apetite voraz para a mesa mais composta, mostrando pelo preço a rondar os 8€ uma enorme relação preço/satisfação.
Dona Maria branco 2013
Feito com base nas castas Arinto, Antão Vaz e Viosinho, boa frescura de conjunto com fruta de polpa branca, vegetal, fruta tropical e citrinos. Conjunto equilibrado, fruta presente no palato, elegante com final persistente.
Dona Maria Viognier 2103
Cheio de flores, com pêra e pêssego maduro, ligeira calda envolta em frescura num conjunto sério, sem ser muito expansivo e que se mostra com algum peso no palato. Frescura a envolver tudo, numa prova refinada e de encontro à casta.
Dona Maria tinto 2011
Passou 6 meses em barrica, bom conjunto com frescura e muita fruta vermelha bem sumarenta com notas fumadas, ligeira especiaria em fundo numa boa complexidade. Firme, boa frescura na boca assente numa estrutura firme que lhe assegura longevidade.
Dona Maria Touriga Nacional/Petit Verdot 2011
As duas castas que em anteriores colheitas moravam sozinhas decidiram juntar-se, surge a versão dueto em 2011. Aroma intenso a combinar o melhor de cada casta, flores e fruto silvestre com algum vegetal/balsâmico num conjunto que combina ligeira austeridade de fundo com uma gulodice da fruta tanto no aroma como na entrada do palato. Amplo, saboroso, equilibrado com a frescura a marcar pontos num final persistente e longo.
Contactos
Quinta do Carmo 7100-055 Estremoz
Tel: (+351) 268 339 150
Fax: (+351) 268 339 155
Email: donamaria@donamaria.pt
Site: donamaria.pt
Leave a Reply