Texto José Silva
Com o bom gosto e o humor que se lhe reconhece, a família Nicolau de Almeida lançou a colheita de 2012 do seu vinho Quinta do Monte Xisto num local inusitado, a estação de caminho de ferro de S. Bento, na cidade do Porto.
Uma das muitas salas do primeiro piso do velho edifício, foi decorada com algumas mobílias da própria família, um singelo arranjo com xisto e plantas silvestres vindos de Foz Côa e algumas caixas de madeira que embalam o vinho, como elementos identificativos da origem desta sua criação.
With the presence of all of the family elements but young João Nicolau, it was the father’s duty to do the honor of the house and present this new vintage of a wine that is prepared with the opinion of the whole family. As he said: “This wine is a blend of the Nicolau de Almeida family, it is discussed among all and we all learn with each other”.
We moved on to the wine tasting, which showed itself in a very good shape, though still very young, and promising to follow in the footsteps of its almost sold out older brother, from the 2011 vintage, . Vineyards in schist soils, with a sometimes merciless climate, that rudeness of extremes, and a different viticulture from other places in Douro, producing healthy grapes, well matured, chosen with rigor. The wine aged in 600 liters oak barrels, mostly used ones.
Apresentou-se com uma cor vermelha rubi intensa, com bastante corpo, muito fino no nariz, sedoso, com boa presença de frutos vermelhos deliciosos, alguma frescura e um floral intenso e inebriante. Na boca apresentou-se cheio de elegância, com acidez bem balanceada, fresco, jovem, taninos poderosos bem domados, os frutos vermelhos muito aveludados, óptimo volume de boca, com notas ligeiras de especiarias e um delicioso final muito longo.
Nas palavras de João Nicolau de Almeida: “É elegante, fino, potente, sedoso, tem volume, apetece beber mais!”
Um vinho que vai certamente passar a ser um dos clássicos do Douro, com personalidade muito própria e um perfil que revela o estilo de fazer vinhos desta família. Como dizia Mateus Nicolau de Almeida: “A Quinta do Monte Xisto é uma criação nossa, da família, está lá o nosso adn, é um projecto de vida”.
Seguidamente, a convite da família Nicolau de Almeida, foi servido um almoço no restaurante DOP, do chefe Rui Paula, que foi inicialmente acompanhado por dois vinhos do Mateus Nicolau de Almeida, os Muxagat Rosé de 2013 e Branco de 2012, finalizado pelo vinho que estava a ser apresentado, o Monte Xisto 2012.
O Muxagat Rosé 2013, feito a partir de uvas das castas tinta barroca e tinto cão, colhidas na região da Meda, apresentou uma côr salmão fantástica. Algo floral e fresco no nariz, extremamente elegante, na boca é austero, seco, com óptimo volume e final longo, muito gastronómico.
Acompanhou salmão fumado com nata azeda, queijo Brie com compota de três pimentos e um delicioso mini pastel de Chaves.
O Muxagat branco 2012 apresentou uma côr amarela clara cristalina, o nariz com notas adocicadas, muita fruta branca madura, fresco, elegante e delicado.
Na boca esteve possante, autoritário mas com muita frescura, uma acidez incrível, grande estrutura e elegância, muita elegância, e acompanhou um carpaccio de polvo com verduras e telha de queijo mozzarela.
O prato de carne, um cachaço de porco bízaro com puré de aipo e espargos verdes, foi companhia pefeita para o novo Quinta do Monte Xisto 2012, e duma deliciosa trilogia de chocolate, a rematar uma óptima refeição.
Despedimo-nos desta família Nicolau de Almeida, pelo menos até para o ano, para mais um vinho com o seu adn.
Contactos
Caminho do Curral Teles Vila Nova de Foz Côa
5150-636 Vila Nova de Foz Côa
Leave a Reply