Texto José Silva
A Madeira em geral e a cidade do Funchal em particular, sempre tiveram fama de boas práticas culinárias, sobretudo com a utilização de legumes, peixe, marisco, carne e frutos locais, muitos deles claramente tropicais. Influência da proximidade da costa africana, este clima quente, ameno e húmido é também fundamental na evolução dos vinhos da Madeira. Por outro lado, os vinhos da Madeira evoluíram de forma extraordinária, quer os tradicionais vinhos fortificados, hoje mais acessíveis, mais elegantes, que se podem beber mais cedo e que começam a ser apreciados por um público mais jovem, quer os vinhos de mesa, sobretudo os brancos, já a ombrear com os seus congéneres do continente, e mesmo alguns tintos que começam a despontar e a dar-nos algum prazer.
Hoje os vinhos madeirenses não são só para turistas, embora estes cada vez mais provem, apreciem e comprem vinhos da Madeira. Mas hoje os vinhos da Madeira já são apreciados pelos madeirenses e pelos continentais, que descobrem cada vez mais este produto de excelência que, apesar da sua enorme tradição e de quanto mais velho melhor, já tem aptidão para ser consumido ainda jovem – um Madeira com 5 anos e mesmo com 3 anos é hoje um vinho licoroso perfeitamente acessível e mesmo bastante agradável, que pode fazer parte de óptimos cocktails, frescos, jovens, saborosos. E modernos.
E, apesar de continuarem a funcionar muitos restaurantes que são referência há muitos anos, têm vindo a abrir muitos novos espaços, alguns modernos, outros mantendo a traça rústica de velhos edifícios, mas em geral apresentando comida de muito boa qualidade.
Numa das ruas com maior concentração de restaurantes do Funchal, na sua zona histórica, bem perto do mercado municipal, visitamos um dos restaurantes mais conhecidos e falados do Funchal, a servir comida de grande qualidade, baseada em produtos regionais muito bem confeccionados.
É um espaço rústico, com várias salas incluindo uma, nas traseiras, que também é esplanada, e uma esplanada na frente do restaurante, na rua.
As paredes em pedra escura, de belo efeito, muito bem decoradas, a proporcionar um ambiente rústico mas muito acolhedor. Mesas muito bem-postas e serviço impecável e muito atencioso, a cargo de pessoal bem formado e dirigido.
À entrada há um escaparate de peixe e marisco frescos, renovado diariamente, que nos pode ser trazido à mesa, para escolher o que vamos comer. Na visita da Blend foi preparado um menu que incluiu alguns vinhos madeirenses a fazerem boas harmonias.
Começou-se com o bolo de caco, o pão tradicional madeirense, com manteiga de alho, quentinho, muito saboroso, sendo servido o “Madeira Sercial 5 Anos”, até vir um misto de escabeche de lapas, carpaccio de polvo em azeite virgem e flor de sal, bacalhau em escabeche e filetes de chicharro também em escabeche, numa variedade de sabores do mar muito bem conseguida.
O vinho proposto foi o “Primeira Paixão Rosé”, que se portou à altura, cheio de fruta, seco e elegante. Como prato de peixe provou-se uma mini ventresca de atum juntamente com um mini peixe-espada grill com molho “ajada”, qualquer um deles muito bom, muito bem acompanhados pelo vinho branco “Primeiras e Voltas”, fresco, com óptima acidez, cheio de elegância.
Um sorbet de limão serviu para limpar o palato e ligar com o prato de carne, que foi também um dueto: uma mini espetada de vaca em pau de loureiro e uma carne de vinho e alhos bem apaladada.
Estas carnes tiveram a companhia do vinho “Primeira Paixão Tinto”, a provar que também na Madeira já se fazem vinhos tintos de mesa a ter em conta.
Fechou-se esta bela refeição com a sobremesa, ainda um duo, neste caso a cassata de maracujá e a mousse de pitanga, harmonizados com um “Madeira Boal de 5 Anos”, um final elegante e muito saboroso, que mereceu um brinde à Madeira, aos seus vinhos e à excelência da comida regional.
Contactos
TABERNA DA ESQUINA
Rua de Santa Maria, 119 – 9060-291 – Funchal
Tel: (+351) 291 231 720
E-Mail: info@tabesquina.com
Site: www.tabesquina.com
Leave a Reply