Texto João Pedro de Carvalho
Num país com tão vasto e rico património, neste caso no que a vinhos fortificados diz respeito, custa-me a entender que não haja sequer uma edição atualizada deste calibre escrita por algum dos especialistas nacionais na matéria sobre Vinho do Porto. Desta forma temos de agradecer a quem vem de fora e com largas décadas de experiência acumulada a escrever sobre vinhos Portugueses, lance uma edição gratuita, leu bem, deste fantástico guia sobre Vinho do Porto.
O autor é Richard Mayson, bem conhecido por obras como Portugal’s Wine and Winemakers, The Wines and Vineyards of Portugal ou o best-seller Port and the Douro que vai na terceira edição de onde este Guia foi retirado. Uma obra que resulta do trabalho de largos anos a visitar produtores e a provar com eles lado a lado, recolhendo desta maneira o máximo de informação possível. Richard Mayson é um profundo conhecedor dos vinhos de Portugal e um especialista no que a fortificados, lançando muito em breve um livro dedicado ao Vinho da Madeira. É também produtor de vinho (Sonho Lusitano) que se juntou a Rui Reguinga na Quinta do Centro (Portalegre) onde cria os seus Pedra e Alma, Duas Pedras e Pedra Basta.
Mas centrando as atenções neste seu Guia do Vinho do Porto, que mostra ser uma grande mais-valia e ajuda para melhor entender o que caracteriza cada ano com chamadas de atenção para os que no seu entender são os melhores exemplares no mercado. O livro de 160 páginas começa com uma breve introdução sobre a produção de Vinho do Porto seguindo pela cuidadosa análise de cada colheita, desde 2013 até 1844 o mais antigo provado pelo autor. Podemos encontrar ainda umas breves notas de como guardar, envelhecer e servir o Vinho do Porto, terminando com umas breves notas acerca dos principais produtores. Se já se recomendava a compra do livro, ter este guia bem perto no smartphone ou no tablet é mesmo obrigatório.
Leave a Reply