Tons de Outono Júlio B. Bastos Garrafeira Alicante Bouschet 2007

Quinta do Mouro Vinha do Malhó 2009

Texto João Pedro de Carvalho

Se há locais destinados à produção de vinho de alto gabarito, a zona de Estremoz (Alentejo) é um desses sítios a ver pela quantidade de projectos e respectiva qualidade dos vinhos ali produzidos. A Quinta do Mouro localizada em Estremoz é sem dúvida alguma um dos melhores exemplos do que de melhor se faz no Alentejo e em Portugal. Ali quem manda é o carismático produtor Miguel Louro, podendo mesmo afirmar que os grandes vinhos que ali são produzidos são frutos da sua teimosia e genialidade. O primeiro Quinta do Mouro saiu para o mercado em 1994, em 1999 foi lançado o ensaio daquele que é o mais cobiçado vinho do produtor, o Quinta do Mouro Rótulo Dourado.

Blend_All_About_Wine_Quinta_Mouro_Malho_Vinho

Quinta do Mouro Vinha do Malhó 2009 – Foto de João Pedro de Carvalho | Todos os Direitos Reservados

A última coqueluche a sair da adega dá pelo nome de Vinha do Malhó 2009, o primeiro vinho do produtor produzido apenas de uma vinha (2ha) plantada em 2001, a do Malhó, composta por duas parcelas na encosta em frente à casa da Quinta do Mouro. Localizada em solo de xisto, muito pobre, o rendimento é baixo e durante todos estes anos tem contribuído apenas para enriquecer o lote do Quinta do Mouro.

Blend_All_About_Wine_Quinta_Mouro_Malho_Adega

Adega Quinta do Mouro – Foto de João Pedro de Carvalho | Todos os Direitos Reservados

Estamos perante mais um vinho fruto da saudável teimosia que caracteriza Miguel Louro, uma vez que contrariando toda a equipa de enologia ele considerou que um dos lotes disponíveis se diferenciava com mais amargos, mais acidez, mais taninos, mais de tudo… as tais características únicas e com identidade suficiente para espelhar aquilo que Miguel Louro entende ser o espelho da Vinha do Malhó numa produção de 3.000 garrafas que só voltará a ser lançado com a colheita de 2012. Como já foi dito destaca-se pela frescura, pela solidez e profundidade que mostra mesmo sendo ainda um jovem com toda uma vida pela frente. Esse vigor sente-se no palato, dominado por taninos e fruta muito viva, segundo plano terroso e especiado num final muito longo e persistente. Elegante e provocador, uma verdadeira tentação.

Contactos
Quinta do Mouro
7100 – 056 Estremoz
Tel.: (+351) 268 334 097
Fax: (+351) 268 337 585
E-mail: geral@quintadomouro.com
Site: www.quintadomouro.com

Partilhe:
About João Pedro Carvalho
Wine Writer Blend | All About Wine

Leave a Reply

Your email address will not be published.