image Herdade da Comporta image Bulls – Um rodízio de grande qualidade em Matosinhos

Esmero e Mimo, os vinhos de Rui Xavier Soares

Texto João Pedro de Carvalho

A produção de vinhos na família de Rui José Xavier Soares, coordenador da Viticultura da Real Companhia Velha onde trabalha desde 1997, remonta ao tempo do seu avô Fernando que foi responsável pela maior parte das vinhas que hoje dão origem aos vinhos criados por Rui Soares. Durante largos anos a quinta apenas produziu para vinho do Porto e para consumo próprio, foi em 2002 que se decidiu iniciar uma nova etapa, a de comercializar vinhos de mesa. A base de todo o processo são as vinhas velhas da família, situadas em Valdigem (Lamego), de onde são produzidos vinhos brancos e tintos com as marcas Esmero e Mimo.

Blend-All-About-Wine-Esmero-and-Mimo-Vines

Vinhas Esmero in facebook.com/Esmero-143943452320952/?fref=ts

Separating the tasting in two moments:

Separando a prova em dois momentos, o dos brancos onde os dois exemplares nascem a partir de vinhas com 30 anos de idade localizadas em terreno de transição de xisto para granito. Os dois brancos apenas passam por inox, ficando o contacto com a madeira reservada para os tintos. Segundo a definição, Mimo é algo delicado, feito com graça, beleza e perfeição. No Mimo branco 2014 predomina o Moscatel Galego, Fernão Pires e Síria, um branco fresco, diferente e divertido com aromas limpos e muito cativantes onde despontam as flores, citrinos maduros, vegetal fresco num conjunto de corpo médio, boa frescura a combinar com a presença da fruta e ligeira secura no fim.

Do cuidado extremo no trabalho, do primor, apuro e requinte, dessa mesma acção de esmerar surge o Esmero branco 2014 onde predomina o Viosinho e Gouveio. Um branco sério, com vigor e onde as notas bem definidas de fruta de polpa branca com algum citrino se misturam com as ligeiras notas de madeira e austeridade mineral de fundo. Acidez muito presente a dominar todo o conjunto com fruta fresca, tisanas, médio corpo com nervo e uma bela estrutura que o suporta.

Blend-All-About-Wine-Esmero-and-Mimo-mimo-white-2014

Mimo branco 2014 – Foto de João Pedro de Carvalho | Todos os Direitos Reservados

Blend-All-About-Wine-Esmero-and-Mimo-red-2013

Esmero tinto 2013 – Foto de João Pedro de Carvalho | Todos os Direitos Reservados

No segundo momento da prova, os dois tintos, ambos com estágio de 18 meses em barrica, são separados e diferenciados não só pela diferença de idade das vinhas mas também pela altura a que estão. Enquanto o Mimo tinto 2012 é elaborado a partir de uma vinha com 30 anos situada a meia encosta, mostrando fruta (bagas, frutos do bosque) muito limpa, fresca e bem saborosa, pimenta, cacau e nota de madeira muito ligeira que aconchega o conjunto.

Blend-All-About-Wine-Esmero-and-Mimo-Reds

Tintos Esmero in facebook.com/Esmero-143943452320952/?fref=ts

Na boca muita frescura e vivacidade de uma fruta muito limpa e de qualidade, puro com presença média com tudo muito equilibrado e saboroso, um tinto que é fácil de se gostar. Por outro lado o topo de gama, o mais sério e aquele que é produzido a partir de uma vinha com mais de 80 anos, mistura de castas a baixa altitude. O Esmero tinto 2013 é dominado pela complexidade, frescura e qualidade de todo o conjunto, cheio de frutos silvestres, cereja, todos muito maduros e cheios de acidez, amplo, com muito caracter, pimenta preta, aconchego da barrica em fundo. Boca a mostrar um perfil encorpado, vigor, persistência, harmonia com a fruta e a barrica em plena harmonia num belíssimo vinho do Douro com anos de vida pela frente.

Partilhe:
About João Pedro Carvalho
Wine Writer Blend | All About Wine

Leave a Reply

Your email address will not be published.