Texto José Silva
A estrada Monumental faz a ligação do centro do Funchal à zona do Lido, onde se encontram boa parte dos grandes hotéis de cinco estrelas e mesmo alguns “resorts” dos mais procurados, que confinam com o mar, numa marginal rochosa que proporciona belos passeios a pé e de onde se podem ver algumas das piscinas de água do mar locais. E de onde se pode mesmo ter acesso privilegiado ao mar, para uns mergulhos refrescantes, durante quase todo o ano.
É também uma zona moderna com alguns centros comerciais e uma grande variedade de restaurantes, quer os que pertencem aos complexos hoteleiros, quer os que funcionam por si só, a par de muitos bares, a maioria dos quais funcionam sobretudo pela noite dentro. Há grandes profissionais da restauração e de bar na Madeira, muitos deles hoje ligados a esses espaços, que gerem com eficácia e bom gosto.
Um desses profissionais montou há alguns anos um espaço que rapidamente se transformou num ícone da gastronomia madeirense, localizado mesmo em plena Estrada Monumental, o “Chalet Vicente”.
Resulta da recuperação cuidada dum palacete muito bem adaptado à restauração, em que as várias divisões têm funções bem específicas, algumas delas são mesmo salas de refeições belíssimas. Todo o espaço é muito bem decorado, em tons mornos, com mobiliário tradicional e mesas muito bem-postas, cuidadas, com todos os pertences em cima.
Há uma enorme esplanada, muito acolhedora, onde também se pode apreciar uma boa refeição. Na parte de serviço, além de muitas centenas de garrafas de vinho bem expostas, há um balcão que deixa apreciar o grelhador com as brasas sempre acesas, por onde passam belas peças de carne de qualidade. Logo em frente, um outro balcão onde funciona diariamente, ao almoço, um simpático buffet. O serviço é impecável, a cargo de bons profissionais, muito bem dirigidos.
A ementa é extensa, mas nesta visita da Blend começamos com o tradicional bolo de caco com muita manteiga e alho, ainda bem quente, delicioso, na companhia duma saladinha de polvo tenrinho e apaladado. A que um “Madeira 5 anos Rainwater Reserva” fez uma óptima companhia.
Que continuou com dois tipos de saladas frescas, muito bem conseguidas: uma com bróculo, cenoura, milho e courgete, tudo cozido, a outra com uma base de rúcula e alface, encimada com banana, papaia, manga e ananás, na companhia duma maionese simples.
Um dos peixes mais tradicionais na Madeira é o atum, que nos foi servido nuns nacos generosos, atum fresquíssimo, estufados num molho espesso e saboroso, na companhia de batata doce salteada com mel de cana e cubos de milho frito, um conjunto delicioso.
Depois vieram dois pratos de carne que já são tradicionais no “Chalet Vicente”: o coelho estufado e o cabrito estufado, ambos muito tenros, de molho puxado e bem temperado, com batatas a murro deliciosas e a alternativa dum arrozinho branco soltinho.
Ambos são servidos em tachinhos de ferro que vêm à mesa, mantendo a comida bem quente, uma tradição que se tem vindo a recuperar com grande sucesso.
Bebeu-se um tinto “Terras do Avô”, muito equilibrado, seguro, com óptima estrutura, esteve muito bem.
Para sobremesa veio uma trilogia de algumas das guloseimas da casa, o chocolate à colhererada, uma deliciosa mousse de maracujá, e requeijão do Santo com abóbora e nozes, para todos os gostos.
De seguida um tradicional e muito bem confeccionado leite-creme, tostadinho por fora. Num restaurante onde a divulgação dos vinhos da Madeira é uma constante, não podíamos terminar esta refeição sem apreciar mais um desses néctares, neste caso um “10 Anos Meio Doce” da casa D´Oliveiras, uma das casas com mais tradição na produção de vinhos da Madeira.
Refrescado, servido com rigor, foi um final com grande tradição.
Contactos
Restaurante Chalet Vicente
Estrada Monumental, 238
9000-100 Funchal
Madeira, Portugal
Portugal
Tel: (+351) 291 765 818
Telemóvel: (+351) 967 793 903
E-mail: chaletvicente@sapo.pt
Leave a Reply