Vinho Português: O Amigo Flexível dos Sommeliers? Vinhos da Quinta do Fojo

Alborok

Texto João Pedro de Carvalho

O produtor Joaquim Arnaud (Vinhos Arundel) em conjunto com o enólogo Tomás Viera da Cruz criaram o Alboroque 2012. Um vinho feito e pensado para as tapas/aperitivos/petiscos, um verdadeiro todo terreno com capacidade de se desdobrar em variados campos, desde conservas, presunto, queijos secos e picantes, azeitonas, enchidos, espargos…

Blend_All_About_Wine_Alborok

Alboroque Colheita 2012  – Foto de João Pedro de Carvalho | Todos os Direitos Reservados

O seu nome Alboroque vem do árabe Alborok e significa refeição, definição que encaixa perfeitamente no vinho em causa, um branco seco, cuja inspiração no estilo do Fino de Jerez se transportou para o terroir da vinha da Terra Larga (Salvaterra de Magos). Fruto de um lote de Arinto e Fernão Pires, repousou sob véu de flor, sem qualquer adição de aguardente. Destaca-se pela elevada acidez durante a prova. A oxidação a que esteve sujeito apenas lhe deu mais complexidade, um conjunto de aromas e sabores diferentes numa combinação entre os aromas frescos e florais da casta Arinto, e o toque mais estruturado da casta Fernão Pires (Maria Gomes na Bairrada).

Blend_All_About_Wine_Alborok_2

Alboroque Colheita 2012  – Foto de João de Pedro Carvalho | Todos os Direitos Reservados

Não é um vinho de fácil consenso, a única maneira de ser compreendido é com comida por perto. Sirva-se bem fresco a acompanhar umas azeitonas e umas finas lascas de presunto ibérico ou de mojama com uma pinga de azeite e umas amêndoas torradas. Toda a sua frescura com toques de maçã reineta, ligeira salinidade e notas de amêndoa vão criar uma ligação mágica. Enquanto isto, abre-se uma lata de sardinhas em molho de tomate com pão torrado e ao lado já estão uns mexilhões de escabeche e umas puntillas fritas. O vinho é festivo, alegre, continua a brilhar, acompanha e ao mesmo tempo limpa o palato para a próxima dentada, não cansa e quando damos por ele já acabou. Está na altura de ir jantar, a mesa está repleta de amigos, onde muitos outros vinhos vão ser servidos e provados… depois conto.

Partilhe:
About João Pedro Carvalho
Wine Writer Blend | All About Wine

Comments are closed.