Texto José Silva
Lamego é uma cidade muito antiga, cheia de história, onde a gastronomia ocupa um lugar muito importante. São os enchidos, entre salpicões, chouriços e alheiras, é a excelência do presunto, são as típicas bolas, de massa estaladiça e baixinha, sejam de sardinha, de bacalhau, de presunto ou a mais popular, de carnes variadas. E estes produtos mantêm-se até hoje com o mesmo tipo de fabrico, uma grande tradição da cidade e da região. Mas também algumas casas de bem comer se têm mantido a servir óptima comida, baseada no receituário regional, utilizando muitos desses produtos.
Ali por trás da Sé de Lamego, em rua estreita e empedrado de granito, encontramos com facilidade uma dessas casas, a Adega Matos. É um espaço muito simples, com pequena montra e um balcão logo à entrada.
A sala do rés-do-chão é pequena mas aconchegada e acolhedora, alguns painéis de azulejos nas paredes, e, ao fundo, a minúscula cozinha, muito bem organizada, onde a proprietária comanda tachos e panelas, com grande utilização do forno, como é típico lá por cima. Em cima, no primeiro piso, uma sala maior alberga um maior número de clientes. Mesas postas com simplicidade e serviço bastante personalizado a cargo do proprietário, que nos vai guiando pelas ofertas da casa.
Este casal já explora a casa há mais de 35 anos, embora já existisse há mais anos, sendo uma das mais antigas da cidade. O aroma que paira na sala prepara-nos para as coisas boas que hão-de vir para a mesa.
Vem logo pão e broa muito bons, e algumas entradas saborosas: bolinhos de bacalhau, presunto bem fatiado, bola de carne deliciosa e estaladiça, moelinhas, enguias, peixinhos do rio fritos o sardinhas de escabeche.
A sopa de legumes do dia não falta.
Depois podemos optar por bacalhau à Brás húmido e apaladado, uma boa posta de bacalhau assada no forno ou um óptimo polvo à lagareiro.
Nas carnes a escolha é maior: há alheira assada na brasa, há febras de porco e bife de vitela também trabalhados na brasa.
Como pratos mais completos podemos apreciar cabritinho ou vitela ambos assados no forno, que têm a companhia de óptima batatas assadas também no forno e um delicioso arroz de forno, que vem à mesa em tacho de ferro, irresistível.
Assim como é irresistível um suculento arroz malandrinho de salpicão, um prato bem típico desta região, que ali na Adega Matos é preparado com rigor, rodelas avantajadas de salpicão delicioso, o arroz malandrinho mas com goma, e feijão vermelho, uma maravilha. Há vinho de produtor particular e alguns vinhos da região que acompanham bem este tipo de comida.
Como aconteceu com o Colheita Tinto Três Raposas de 2010, estruturado, com volume de boca, potente, bem bom.
Já na sobremesa provaram-se algumas guloseimas como o leite creme com canela ou então queimado, mousse de chocolate muito bem feita e umas deliciosas filhoses, estaladiças, polvilhadas com açúcar e canela. Dois dedos de conversa com os proprietários levam-nos a tempos idos, á história da casa, à tradição da culinária que ali se pratica, à qualidade dos produtos utilizados e à enorme necessidade de manter este imenso património que faz parte da nossa cultura popular. Um passeio pelo ar fresco da cidade é obrigatório…
Contactos
Rua Trás da Sé, 52
5100 Lamego
Tel: (+351) 254 612 967
Telemóvel: (+351) 968 894 170
E-mail: restaurante_lamego1@sapo.pt
Website: adegamatos.no.sapo.pt
Leave a Reply