Texto José Silva
Foi no passado dia 27 de Agosto que teve lugar mais um Sunset Wine Party no The Yeatman Hotel, curiosamente quando esta unidade hoteleira acabara de receber mais um prémio nos World Travel Awards, como o melhor hotel Boutique de Portugal. Para juntar às dezenas de prémios que o The Yeatman Hotel vem coleccionando desde o primeiro ano de funcionamento.
Foi mais um fim de tarde e noite em que nada foi deixado ao acaso e em que o glamour e a qualidade dos produtos andaram de mãos dadas. Superiormente liderado pelo chefe Ricardo Costa na cozinha e pela directora de vinhos Beatriz Machado nas salas, este Sunset foi uma montra de bom gosto, requinte e qualidade, a que o The Yeatman Hotel já nos habituou.
Recebidos por pessoal competente e de extrema simpatia, os visitantes eram encaminhados para a recolha da pulseira de controle e para a entrega do copo, personalizado na ocasião, que os havia de acompanhar em todo o evento. Logo a seguir havia duas bancas com vários espumantes bem refrescados e um escaparate de ostras frescas e rodelinhas de limão, num começo auspicioso. Ao lado, numa sala ampla, ofereciam-se saladas muito variadas e bochechas muito bem cozinhadas, com uma banca de outros vinhos à disposição dos clientes.
Na direcção contrária uma outra sala exibia, de um lado uma imensa profusão de queijos de várias regiões, ao centro grande variedade de pão e do outro lado presunto a ser fatiado no momento e vários tipos de enchidos. Lá estava também uma banca com vinhos muito variados. Passados à sala maior, a surpresa de duas bancas enormes, de cada lado da sala, com alguns petiscos de origem indiana, de que o caril era o mais reconhecido e, ao centro, duas enormes mesas repletas de sushi e sashimi, sempre a rodar. De cada lado uma banca de vinhos, uma de brancos e rosés e outra de tintos.
Os vinhos eram servidos à temperatura recomendada, mais uma vez por pessoal muito simpático que explicava os vinhos que estavam a ser servidos, denotando cuidado e rigor. Dava gosto!! A Beatriz Machado andava numa roda viva, espalhando simpatia e bom gosto e procurando que toda a gente estivesse a ser servida como deve ser, e o chefe Ricardo Costa apareceu na sala várias vezes, para dar indicações de rigor ao pessoal que estava a servir, aproveitando para falar com muitos dos participantes, procurando saber se a comida variada estava a agradar. E estava mesmo a agradar.
A única comida que era preparada no exterior eram plumas e secretos de porco preto, grelhados e servidos no pão. Também ali não faltavam vários tipos de vinho. Os visitantes iam-se espalhando pelas muitas mesas que havia quer nas salas, quer no enorme terraço, conforme eram mais ou menos friorentos, embora estivesse uma noite calma e com uma temperatura muito agradável, depois de terem caído alguns pequenos chuviscos. Cá fora havia um balcão em que se serviam alguns Portos e cocktails.
Fazendo o percurso ao contrário, novamente perto da entrada, havia duas outras salas, uma a seguir á outra, onde se podia apreciar uma óptima picanha, com feijão preto, farofa e couve salteada. Na continuação, aparecia a sala das sobremesas, com uma banca enorme de fruta muito variada e uma outra de doçaria, para quem ainda aguentasse. Havia mesmo um carrinho com gelados, deliciosos – o de limão e o de morango eram divinais! Ali, a banca de vinhos era de…vinhos do Porto.
Comia-se e bebia-se à vontade, sem limite, mas a regra geral era a apreciação das muitas ofertas que preencheram o fim de tarde e a noite, na companhia de vinhos extraordinários que faziam óptimas harmonizações. Está uma vez mais de parabéns o The Yeatman Hotel e toda a sua equipa de profissionais.
Do outro lado do rio Douro, continuava a beleza da cidade do Porto…
Contactos
The Yeatman Hotel
Rua do Choupelo, (Santa Marinha)
Vila Nova de Gaia
Porto 4400-088
Portugal
Tel: (+351) 220 133 100
Fax: (+351) 220 133 199
Website: www.the-yeatman-hotel.com
Leave a Reply