No Reino do Pêra Manca – Cartuxa Quinta da Touriga-Chã, a plenitude do Douro Superior…

Vale dos Ares um Alvarinho Consensual

Texto João Pedro de Carvalho

Voltei às minhas origens e à terra que me viu nascer (Vila Viçosa) e é por aqui que tenho andado nos últimos dias em modo de mini férias. Tempo que aproveito para rever e visitar alguns amigos e para matar saudades de casa. É por isso espectável e natural que nestes momentos o ponto alto seja quase sempre à mesa, onde para além da gastronomia se partilha também o vinho e a boa disposição.

Neste último jantar em que estive foram bastante variados os vinhos que marcaram presença à mesa. Curioso verificar que em quase todos esses vinhos à medida que foram sendo bebidos iam sendo acompanhados dos mais variados comentários. Aqui como em todo o lado chega aquele momento em que apenas se bebe e conversa, em que o vinho em causa parece ainda que de forma errónea ter ficado esquecido e sem direito a grande discussão de parte dos presentes. Será pois um vinho que reúne um consenso mais generalizado entre o gosto dos presentes, aquele que agradou de tal forma que ninguém teceu qualquer comentário, costuma-se dizer que quem cala consente, terá sido esta a razão do silêncio.

Blend-All-About-Wine-Vale dos Ares 2014 vale dos ares Vale dos Ares um Alvarinho Consensual Blend All About Wine Vale dos Ares 2014

Vale dos Ares Alvarinho 2014 – Foto de João Pedro de Carvalho | Todos os Direitos Reservados

Um desses vinhos foi o Vale dos Ares Alvarinho 2014 oriundo da Região dos Vinhos Verdes produzido por Miguel Queimado (MQ Vinhos) com enologia de Gabriela Albuquerque. É um Alvarinho que não se deixa cair em tentações levianas, não peca nem pelo excesso de exotismo nem pela falta de afirmação, mora ali na rua do meio. Mas o morar na rua do meio não significa que seja descaracterizado, nada disso, é todo ele bem-apessoado, senhor do seu nariz, mostra-se sério e convincente envolto numa bonita e fresca fragrância. Elegante e harmonioso, fresco e convidativo, melhora com algum tempo de copo, com uma prova de boca fresca e marcada pela fruta, equilíbrio e uma estrutura firme embora flexível pelo que o vinho parece que se molda ao nosso palato, muito por causa da batonage a que foi sujeito. Nada a dizer pois claro a não ser como alguém disse à mesa… Deste já não há mais?

Contactos
MQ Vinhos, Unipessoal Lda
Quinta do Mato, sn, Lugar do Mato
4950-740 Sá-MNC
Tel: (+351) 251 531 775
Telemóvel: (+351) 934 459 171
Email: info@mqvinhos.pt
Site: mqvinhos

      Sobre João Pedro Carvalho
      Wine Writer Blend | All About Wine

      Deixar um comentário

      Your email address will not be published.