Os brancos 2014 das Caves do Solar de São Domingos Herdade das Servas

Taberna Ó Balcão, a festa brava de aromas e sabores do Chef Rodrigo Castelo

Texto João Pedro de Carvalho

Onde desde os anos 40 tinha sido uma típica taberna, surge em 2013 após as devidas e necessárias remodelações a Taberna Ó Balcão. O seu dono é o Chef Rodrigo Castelo, natural de Santarém, forcado durante mais de uma década no Aposento da Moita com passagem pela Indústria Farmacêutica, mas cuja paixão desde menino era cozinhar. Nasceu assim o seu projeto, uma lufada de ar fresco para a cidade, coroado com o Prémio Revelação do “Tejo Gourmet – 5.º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo”.

Blend-All-About-Wine-Taberna-O-Balcao-Entrance Taberna Ó Balcão, a festa brava de aromas e sabores do Chef Rodrigo Castelo Taberna Ó Balcão, a festa brava de aromas e sabores do Chef Rodrigo Castelo Blend All About Wine Taberna O Balcao Entrance

Entrada – Foto Cedida por Taberna Ó Balcão | Todos os Direitos Reservados

O espaço é bastante acolhedor, ficamos rodeados de memórias de tempos que já não voltam, num ambiente castiço tão próprio das antigas tabernas com mesas de tampo em pedra. Sem muitos lugares disponíveis, é local que se arrisca em tornar de verdadeiro culto, daqueles que nos sabe receber e onde ficamos comodamente sentados à espera que o verdadeiro festival comece. Porque ali é a cozinha do chef Rodrigo que brilha acima de tudo o resto.

Blend-All-About-Wine-Taberna-O-Balcao-Room Taberna Ó Balcão, a festa brava de aromas e sabores do Chef Rodrigo Castelo Taberna Ó Balcão, a festa brava de aromas e sabores do Chef Rodrigo Castelo Blend All About Wine Taberna O Balcao Room

Sala – Foto Cedida por Taberna Ó Balcão | Todos os Direitos Reservados

Uma cozinha de inspiração e grande respeito pelo produto local, invocando o petisco na sua forma mais simples, com um cardápio que tem tanto de vasto como de apetitoso. Rodrigo Castelo explica que é possível recriar pratos de cariz regional tendo sempre em conta o máximo respeito pelo produto e mais ainda pela receita original. E é isso que faz de forma muito bem conseguida, porque quando o produto é de qualidade não inventa e apenas lhe coloca o seu toque especial e pessoal, que na grande maioria dos casos eleva o resultado final para patamares muito altos de satisfação e qualidade.

Blend-All-About-Wine-Taberna-O-Balcao-Menu Taberna Ó Balcão, a festa brava de aromas e sabores do Chef Rodrigo Castelo Taberna Ó Balcão, a festa brava de aromas e sabores do Chef Rodrigo Castelo Blend All About Wine Taberna O Balcao Menu

O Menu – Foto de João Pedro de Carvalho | Todos os Direitos Reservados

Todo o almoço foi uma autêntica festa brava de aromas e sabores com que o Chef nos brindou, o repasto começou com uns saborosos Croquetes de Rabo de Toiro, carne desfiada e de belo tempero, seguidos de umas Perninhas de Codorniz com Redução de Abafado, tenras e suculentas. Como entrada foi Coelho de Escabeche, um escabeche de dois dias bem desfiado com uma lasca de maçã desidratada a servir de muito bom contraste. Dando entrada nos pratos de Peixe, destaco a Sopa de Peixe do Rio com Ovas, fresca com o peixe em destaque contrabalançado com a frescura das ervas e o ligeiro picante, as ovas dão um pouco mais de corpo ao prato. Ponto alto os Lombos de Fataça com Arroz de Berbigão do Rio, a fataça-do-ribatejo é família da tainha e um bom peixe para fritar, aqui aparecem os seus lombos panados com crosta crocante e interior suculento e saboroso, o Berbigão do Rio menos salgado de calibre mais pequeno mostrou ser de sabor delicado e fez um grande dueto com o peixe. O limpa palato na forma de shot de Tangerina com Pimenta-de-Sichuan cumpriu a sua tarefa para dar entrada no reino da carne.

Blend-All-About-Wine-Taberna-O-Balcao-Chef-Rodrigo-Castelo Taberna Ó Balcão, a festa brava de aromas e sabores do Chef Rodrigo Castelo Taberna Ó Balcão, a festa brava de aromas e sabores do Chef Rodrigo Castelo Blend All About Wine Taberna O Balcao Chef Rodrigo Castelo

Chef Rodrigo Castelo – Foto de João Pedro de Carvalho | Todos os Direitos Reservados

Reconfortante e delicada será como descrevo a Sopa de Ossos, caldo aveludado com sabores certeiros e vincados no palato, grande reinterpretação e mais um grande momento à mesa. De seguida a Lombeta (é um pequeno corte de carne situado entre a mão do novilho e o peito) de Novilho em Redução dos seus Sucos em Mostarda Matizada e Batata-doce, chega servido fatiado muito tenro e bastante saboroso. Por fim um Ensopado de Borrego à Ribatejana, sem caldo nem batata como se faz no Alentejo.

No final a impressão com que se fica é a de uma excelente experiência, comida simples com sabores regionais onde se nota o saudável toque de autor do Chef Rodrigo Castelo. Um espaço que é obrigatório conhecer e a ter em conta, que tem tudo para se tornar num ícone da cidade e de toda a região, com nota alta para o serviço simpático e sempre atento.

Contactos
Taberna Ó Balcão
Rua Pedro Santarém 23
2000-223 SANTARÉM
Tel: (+351) 243 055 883
E-mail: castelo.rodrigo@gmail.com
Facebook: facebook.com/tabernaobalcao

      About João Pedro Carvalho
      Wine Writer Blend | All About Wine

      Leave a Reply

      Your email address will not be published.