Rosé de Verão O Douro Superior e o seu Festival Anual de Vinhos

Santos da Casa

  • Blend-All-About-Wine-Santos-da-Casa-Slider

Texto João Pedro de Carvalho

Quando falamos do enólogo Hélder Cunha no imediato associamos o seu nome ao projeto Monte Cascas (Veja aqui o artigo de Sarah Ahmed para mais informação), onde um enólogo que sem terra nem adega consegue criar autênticos vinhos de terroir desde o Douro ao Alentejo. Desta forma os fundadores da Santos & Seixo lançaram um desafio ao enólogo com base na mesma filosofia, a mesma marca com diferentes regiões (Verdes, Douro e Alentejo) segmentados em “Colheita”, “Reserva” e “Grande Reserva”.

Uma gama que se espera moderna e atractiva por fora, mas original e apurada por dentro com vinhos cheios de virtudes, que apetece provar e beber. Neste caso o Colheita 2012 oriundo do Douro, o primeiro vinho que provei e que se destaca pela bonita expressividade da fruta ao mesmo tempo que não nos esconde as terras onde nasceu.

Blend-All-About-Wine-Santos-da-Casa

Santos da Casa Douro 2012 – Foto de João Pedro de Carvalho | Todos os Direitos Reservados

Associando o vinho em questão às festas dos Santos Populares que se começam a instalar por esta altura do ano de Norte a Sul de Portugal, o vinho em causa é daqueles exemplares que aconselho para a mesa. Digo isto porque como já foi escrito, é bom de beber e qual Santo casamenteiro como o é Santo António de Lisboa, este é vinho cujo perfil casa lindamente com uma alargada panóplia de petiscos tão característicos desta temporada. E não se tenha pejo em refrescar o dito cujo para que acompanhe uma boa Sardinha Assada com broa em pleno arraial doe São João no Porto.

Com uma imagem apelativa, destaca-se no rótulo a palavra Macio, que se confirma depois ao beber e que mais uma vez vem ao encontro de uma saudável e direi mesmo inteligente forma de chegar até ao consumidor. A palavra Macio descomplica as dúvidas em redor de um vinho que se desconhece, o preço também é macio uma vez que ronda os 5€ num vinho que se encontra com relativa facilidade em grandes superfícies.

O Santos da Casa Douro 2012 é composto por Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, provenientes de três parcelas, cujo lote passou por madeira durante 9 meses. Destaca-se no imediato a expressão da fruta madura envolta em frescura, ligeira tosta de fundo com apontamentos de cacau, pimenta e vegetal, naquele ligeiro toque de austeridade característico da região. Na boca é macio, cheio de frescura e fruta a estalar de sabor, coeso num perfil onde o prazer está assegurado.

Contactos
Santos & Seixo – Wine Exports, Lda.
Av. Dom João II, Lote 1.02.2.1-D, Piso 1 – Escritório 6 – 7
1990 – 091 Parque das Nações
Tel: (+351) 21 82 223 08
Fax: (+351) 21 80 578 91
Email: geral@santoseseixo.pt
Website: www.santoseseixo.pt

Partilhe:
About João Pedro Carvalho
Wine Writer Blend | All About Wine

Leave a Reply

Your email address will not be published.