QUINTA DOS FRADES, UM DOURO REQUINTADO Adega de Sabrosa, o Douro Cooperativo.

As frescuras da Quinta do Pôpa

São três as propostas mais refrescantes que nos chegam da Quinta do Pôpa. Localizada perto de Tabuaço, são ao todo 14 hectares de vinha que alimentam, desde 2007, este sonho de um pai que se tornou realidade pela mão do seu filho. Hoje em dia são os netos Stéphane e Vanessa Ferreira que lideram o projeto com a enologia de Francisco Montenegro e João Menezes. São vinhos de homenagem com a marca Contos da Terra, a prestar homenagem ao Douro e às suas gentes enquanto os Quinta do Pôpa homenageiam a família proprietária.

Neste caso o destaque vai para aquele que é o primeiro Quinta do Pôpa Rosé, e a juntar-se a ele, as novas edições em branco do Quinta do Pôpa e do Contos da Terra. Comum a todos eles a baixa graduação que oscila entre os 12 e 12.5% Vol., tal como a frescura e a boa afinação de conjunto que mostram ter.

Quinta do Pôpa quinta do pôpa As frescuras da Quinta do Pôpa Blend all about wine popa

Contos da Terra Branco 2015 – Foto de João Pedro Carvalho| Todos os Direitos Reservados

Contos da Terra Branco 2015: tem como base as castas Viosinho, Rabigato, Cerceal, Folgazão, com passagem apenas pelo inox. Como já aqui foi dito um vinho que homenageia o Douro e as suas gentes, mostra-se com mediana intensidade onde a fruta (citrinos e tropical) surge gorda e suculenta, leve floral, conjunto cheiroso e feliz, um vinho muito polivalente que facilmente agrada à mesa.

branco2015 quinta do pôpa As frescuras da Quinta do Pôpa branco2015

Quinta do Pôpa branco 2015 – Foto de João Pedro Carvalho| Todos os Direitos Reservados

Quinta do Pôpa branco 2015: novamente com um lote de castas durienses a apresentar-se num perfil mais contido que o anterior, mesmo com estágio parcial em madeira, mostra-se ligeiramente mais envolvente com notas de fruta (tropical, citrinos) madura envoltas em capa de resina, leve baunilha a dar sensação de untuosidade, frescura de conjunto com boa intensidade.

quinta_do_popa quinta do pôpa As frescuras da Quinta do Pôpa quinta do popa

Quinta do Pôpa Rosé 2015 – Foto de João Pedro Carvalho| Todos os Direitos Reservados

Quinta do Pôpa Rosé 2015: resulta do lote de Tinta Roriz e Touriga Nacional, a mostrar-se muito fresco, delicado nos aromas com a fruta (morango, framboesa) em plano de destaque, sumarenta e cheia de sabor. Na boca é um misto de sensações, entrada mais arredondada com a fruta em destaque para terminar com uma boa dose de secura num final de boa persistência.

Texto João Pedro de Carvalho

      About João Pedro Carvalho
      Wine Writer Blend | All About Wine

      Leave a Reply

      Your email address will not be published.