Terras de Tavares – O Dão do João Os vinhos Atlânticos da Ilha do Pico (Açores)

O Início do Verão e as «Bolhas» da Bairrada

Texto Ilkka Sirén | Tradução Patrícia Leite

O Inverno na Finlândia foi longo, frio e escuro. Não sou o maior fã do Inverno aqui. Não me importo com o frio ou a neve, é a escuridão que realmente me tira do sério. Imagine-se a ir para o trabalho e é escuro. Sai do trabalho, é escuro. Se trabalha num escritório sem janelas, provavelmente não vai ver o sol durante uns meses, excepto talvez nos fins-de-semana.

E mesmo assim o tempo poderá estar nublado. Apenas percebemos o quanto isso afecta as pessoas quando chega a Primavera. Quando começamos a ficar com dias mais longos na Finlândia, parece que todo o país e as pessoas mudam. A Primavera aqui tem sido igualmente difícil. Ainda há pouco tempo tivemos os últimos flocos de neve. O clima do Inverno geralmente volta algumas vezes na Primavera, o que neste momento não surpreende mesmo ninguém. O que nos surpreendeu foi o clima fantástico que temos tido aqui nas últimas duas semanas. E com isso quero dizer que podemos andar lá fora de t-shirt! Fui a Lisboa na semana passada e estava mais frio do que em Helsínquia, o que nunca acontece. Quando voltei para aquecer Helsínquia, sabia que estava na hora de fazer uma festa de verão.

Summer Kick-Off and Bairrada Bubbles1 O Início do Verão e as «Bolhas» da Bairrada O Início do Verão e as «Bolhas» da Bairrada Summer Kick Off and Bairrada Bubbles1

Churrasqueira – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Missão número um: tinha de montar uma nova churrasqueira. O meu sogro é um entusiasta do churrasco, assim como eu, por isso era necessário ter os utensílios adequados para o verão. Em apenas 26 passos “fáceis” e algumas cervejas mais tarde, conseguimos montar uma espectacular churrasqueira. Quero salientar que nós, os finlandeses, adoramos churrascadas. Passamos a maior parte do ano dentro de casa, por isso, quando o clima o permite, aproveitamo-lo ao máximo.

Summer Kick-Off and Bairrada Bubbles2 O Início do Verão e as «Bolhas» da Bairrada O Início do Verão e as «Bolhas» da Bairrada Summer Kick Off and Bairrada Bubbles2

Churrasco – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Foi um fim-de-semana com alguma emoção porque a Finlândia participou no Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo (IIHF), que é um grande acontecimento aqui nesta parte do mundo. A equipa finlandesa jogou muito mal no início do torneio, mas conseguiu conquistar o seu caminho para a final, onde íamos a jogar contra um antigo rival, a Rússia. Para encurtar a história, perdemos. Jogámos como campeões e merecíamos a vitória, mas devido a um juízo injusto do árbitro sofremos penaltis em cada dois minutos. Foi um jogo muito amargo.

Summer Kick-Off and Bairrada Bubbles3 O Início do Verão e as «Bolhas» da Bairrada O Início do Verão e as «Bolhas» da Bairrada Summer Kick Off and Bairrada Bubbles3

Quinta do Ortigão Reserva Bruto 2010 branco – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Acho que foi Napoleão quem disse que “Na vitória, merecemos Champanhe. Na derrota precisamos dele”. Bem, em minha casa esta regra aplica-se a qualquer bom vinho e, depois daquele jogo de hóquei no gelo, eu precisava desesperadamente de algumas «bolhas» agradáveis. Aí entrou a Quinta do Ortigão. Bairrada, a terra do leitão, estava no meu radar desde que fiz a minha primeira vindima no Douro. Mesmo nessa altura, em que eu sabia muito pouco sobre vinhos portugueses, a qualidade dos vinhos espumantes foi para mim impressionante, graças ao clima relativamente frio e às BB. Não estou a falar do Big Brother, refiro-me às castas Baga e Bical que são frequentemente utilizadas na produção de vinho espumante na Bairrada. A maior parte das «bolhas» da Bairrada são bastante simples, muito frutadas e bebíveis. Boas, mas não óptimas. Mas algumas delas têm uma boa profundidade e muita personalidade, o que torna a região muito intrigante.

Summer Kick-Off and Bairrada Bubbles4 O Início do Verão e as «Bolhas» da Bairrada O Início do Verão e as «Bolhas» da Bairrada Summer Kick Off and Bairrada Bubbles4

Rolha – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Quinta do Ortigão Reserva Bruto 2010 branco
Este vinho é jovem e já se pode detectar alguns aromas desenvolvidos. No nariz, temos uma boa mistura de maçãs verdes, especiarias e limão. Mais contido e não tão frutado como as «bolhas» mais jovens da Bairrada. Um delicioso aperitivo, mas também um vinho que se aguenta numa refeição. Bebi-o com alguns legumes grelhados e funcionou muito bem.

Contactos
Quinta do Ortigão
3780-227 Anadia
Bairrada – Portugal
Tel: (+351) 231 503 209
Fax: (+351) 231 503 209
E-mail: palegre@quintadoortigao.com

      About Ilkka Sirén
      Wine Writer - Blend | All About Wine

      Leave a Reply

      Your email address will not be published.