Herdade de Rio Frio Branco 2013 e Herdade de Rio Frio Tinto 2013 Santa Vitória

Nome de código: Samarrinho

Texto João Pedro de Carvalho

Com os seus 258 anos de história, a Real Companhia Velha decidiu enveredar por um caminho de pesquisa, inovação  e experimentação. Desde 1996, ano em que foi criada a chamada ‘Fine Wine Division’, a Real Companhia Velha tem vindo a fazer um complexo trabalho de experimentação e inovação, levada a cabo numa missão conjunta entre as jovens equipas de vitivinicultura e de enologia. Um dos primeiros vinhos a ser consagrado foi o Chardonnay da Quinta de Cidrô com a colheita 1996.

Séries Real Companhia Velha Samarrinho 2013 foto by Real Companhia Velha

Séries Real Companhia Velha Samarrinho 2013 – Foto Cedida por Real Companhia Velha | Todos os Direitos Reservados

Em 2002, após algumas visitas a campos ampelográficos da região a equipa técnica decidiu plantar algumas castas brancas – por exemplo Alvarelhão Branco, Alvaraça, Esgana Cão, Donzelinho Branco, Samarrinho, Touriga Branca – na Quinta Casal da Granja (Alijó) e tintas – Donzelinho Tinto, Malvasia Preta, Preto Martinho, Cornifesto, Tinta Francisca – na Quinta das Carvalhas (Ervedosa do Douro). A escolha das castas baseou-se na análise visual de alguns parâmetros morfológicos (vigor, porte, sensibilidade à secura) e produtivos (fertilidade, tamanho dos cachos, prova de bagos), sendo da responsabilidade da equipa da Real Companhia Velha a recolha das varas para enxertia.

Daqui resultou em 2012 do lançamento da marca “Séries Real Companhia Velha”, que embora tenha sido registada como uma marca de vinho, na realidade trata-se de um conceito que pretende pôr em evidência o trabalho na área da inovação e experimentação. Quando bem-sucedidos enologicamente estes vinhos são postos à venda e, se resultarem bem comercialmente, passam na colheita seguinte a integrar o portefólio comercial da Companhia. Assim aconteceu com o monocasta de Rufete, um peculiar tinto de 2010, que na colheita de 2011 integrou o portefólio da Quinta de Cidrô. Seguiu-se o ‘Séries Real Companhia Velha Espumante Chardonnay e Pinot Noir Bruto 2011’, que na edição seguinte já se vestiu de ‘Real Companhia Velha’.

Casal da Granja  - Photo by João Pedro de Carvalho | All Rights Reserved

Casal da Granja – Foto de João Pedro de Carvalho | Todos os Direitos Reservados

Após um aprofundado estudo, liderado pela equipa de viticultura, descobriu-se que a casta Samarrinho era uma presença incontornável nas Vinhas Velhas do Alto Douro. Pedro Silva Reis, presidente da RCV, acredita que a Samarrinho pode mesmo tornar-se numa referência para os brancos da região, pelo que a empresa decidiu já avançar para um processo de apuramento clonal que está a ser desenvolvido com o Instituto Superior de Agronomia. O problema é, para já, o material genético existente — que se encontra em acelerado processo degenerativo — se mostrar muito sensível a doenças como o desavinho e bagoinha, o que fez com que se perdesse toda a colheita de 2014.

Um vinho único e raro, apenas foram produzidas 860 garrafas, de uma uva até hoje desconhecida e que nos vem demonstrar todo o potencial que Portugal tem para se afirmar no Mundo dos Vinhos pela diferença e identidade muito própria dos seus vinhos. Este Samarrinho mostra-se diferente, carácter vincado, nariz de grande definição que mistura fruta de polpa branca com fruta de caroço, mel, muita frescura, flores, com algumas semelhanças a exemplares da casta Riesling. Na boca é marcado pela frescura, em corpo mediano que se funde com boa untuosidade, fruta em calda, fundo mineral e seco a mostrar-se com nervo e sem esconder boa apetência para evoluir em garrafa.

Contactos
Real Companhia Velha
Rua Azevedo Magalhães 314
4430-022 Vila Nova de Gaia
Tel: (+351) 22 377 51 00
Fax: (+351) 22 377 51 90
Email: graca@realcompanhiavelha.pt
Website: realcompanhiavelha.pt

Partilhe:
About João Pedro Carvalho
Wine Writer Blend | All About Wine

Leave a Reply

Your email address will not be published.