Grupo Enoport United Wines Vinho Português – Moda ou Justiça?

Lua Cheia em Vinhas Velhas no Douro

Texto João Pedro de Carvalho

Num mercado onde a oferta cada vez é maior e onde a qualidade é ponto assente nos vinhos de Portugal, torna-se cada vez mais complicado conseguir acompanhar o ritmo de todos os produtores, marcas ou projectos. Não se estranhe por isso que a surpresa e a novidade estejam cada vez mais ao virar de cada esquina, de cada prateleira ou copo servido por amigos. Há tanta coisa para se conhecer e ser conhecida que se torna impossível chegar a todo o lado ou conseguir ter um conhecimento tão abrangente que se diga de peito cheio, eu conheço tudo. No meu caso escrevo acerca deste projecto de cujo nome apenas tinha ouvido falar e mesmo apesar de já ter lido sobre ele, nunca tinha tido a oportunidade de ter os seus vinhos no meu copo.

Blend-All-About-Wine-Lua Cheia-Quinta do Bronze lua cheia em vinhas velhas Lua Cheia em Vinhas Velhas no Douro Blend All About Wine Lua Cheia Quinta do Bronze

Quinta do Bronze in facebook.com/LuaCheiaEmVinhasVelhas

Encaro o mundo dos vinhos como quem olha para o céu estrelado, é impossível conhecer ou contar todas as estrelas do céu, nos vinhos é a mesma coisa. Neste caso o projecto tem um nome no mínimo curioso, mas também capaz de nos cativar a atenção, bate no ouvido quando ouvimos Lua Cheia em Vinhas Velhas. O projecto com o mesmo nome resulta da ligação apaixonada que os 3 fundadores – João Silva e Sousa, Francisco Baptista e Manuel Dias – mantêm com o Douro há mais de duas décadas. Depois de tantos anos a serem surpreendidos por esta região vitícola única, em 2009 chegou a altura de mostrar a forma como viam os vinhos do Douro. Das uvas compradas passaram a ter vinha própria, cerca de 10 hectares de vinha com a compra da Quinta do Bronze em Vale Mendiz. Apesar de já se ter expandido por outras regiões é aqui no Douro que nos vamos focar e nas novas colheitas acabadas de chegar ao mercado, onde curiosamente o uso de madeira foi deixado apenas para o tinto Reserva Especial e para o Reserva branco, de resto todos os vinhos apenas conhecem o frio do inox. De salientar a excelente relação preço/qualidade de todos os vinhos provados.

Blend-All-About-Wine-Lua Cheia-The Wines lua cheia em vinhas velhas Lua Cheia em Vinhas Velhas no Douro Blend All About Wine Lua Cheia The Wines

The Wines in facebook.com/LuaCheiaEmVinhasVelhas

Lua Cheia em Vinhas Velhas Branco 2015: Elaborado a partir de vinhas velhas, muito perfumado e fresco com notas de frutos de pomar e flores, fundo mineral num conjunto muito harmonioso.

Lua Cheia em Vinhas Velhas Rosé 2015: Boa intensidade aromática a mostrar um vinho rosé centrado na fruta (morango, framboesa) bem fresca e madura. Complementa-se com ligeiríssimo floral e alguma especiaria, num conjunto jovem e equilibrado.

Lua Cheia em Vinhas Velhas Tinto 2014: Um tinto que respira Douro, fresco e bem perfumado é a fruta bem sumarenta e gulosa que se destaca em primeiro plano. Ligeiro aroma vegetal e invocar a esteva tão costumeira nos tintos da região. Corpo mediano com taninos a conferir boa secura final num vinho que tal como os restantes mostra um perfil bastante gastronómico.

Lua Cheia em Vinhas Velhas Reserva Especial 2014: Teve direito a 12 meses de estágio em barrica de carvalho Francês. Grande harmonia de conjunto com a fruta (groselha, morango, framboesa) a despontar, bem madura e com frescura a mostrar boa complexidade com notas florais, ligeiro cacau, tudo com muita elegância. Cativante e muito saboroso é daqueles vinhos que é difícil não se gostar dele.

Contactos
WINES & WINEMAKERS BY SAVEN
Portugal
Tel: (+351) 234 329 530
Fax: (+351) 234 329 531
E-mail: saven@saven.pt
Website: www.winesandwinemakers.pt

      About João Pedro Carvalho
      Wine Writer Blend | All About Wine

      Leave a Reply

      Your email address will not be published.