Quinta da Touriga-Chã, a plenitude do Douro Superior… Um sabor a Alentejo no Novo Portal de Londres para Portugal

Herdade do Sobroso, vinhos alentejanos com temperamento especial

Texto João Barbosa

A memória não é o que foi e ainda assim lembro-me, de há uns anos, ter visitado a Herdade do Sobroso, estava tudo muito no começo. O fundamental já lá estava: a vinha, o território florestal e a simpatia.

herdade do sobroso Herdade do Sobroso, vinhos alentejanos com temperamento especial blend all about wine herdade sobroso herdade

Herdade do Sobroso – Foto Cedida por Herdade do Sobroso | Todos os Direitos Reservados

Agora, retornado com mais tempo, apercebi-me do empreendimento já constituído, na vertente vínica e no enoturismo – que alia o Alentejo, nas cores do seu calor, e à cidade pelo modo contemporâneo e sem a tão comum frieza. Um bom gosto a que não é alheio o traço do arquitecto Ginestal Machado, uma referência na reconhecida Escola do Porto, que já deu a Portugal dois prémios The Pritzker Architecture Prize – o «Nobel» da arquitectura.

Quando Ginestal Machado comprou estes 1.600 hectares, em 2000, estava tudo por fazer, resultado do pouco empenho de anteriores proprietários. Muito já se fez e a natureza não pára. Este domínio é também uma coutada de caça – o que não admira a variedade e quantidade de bicheza avistada, quando dei uma volta de todo-o-terreno com Filipe Teixeira Pinto, operacional da casa e enólogo residente.

Senti-me em reportagem para a National Geographic Magazine: veados, muflões, coelhos, lebres, perdizes, codornizes, javalis, patos bravos… Consta que os Sus scrofa (oink oink) costumam ser grandes e pesados e que um dia foi caçado um com mais do que o dobro do peso média registada na Herdade do Sobroso.

blend-all-about-wine-herdade-sobroso-piscina herdade do sobroso Herdade do Sobroso, vinhos alentejanos com temperamento especial blend all about wine herdade sobroso piscina

Piscina – Foto Cedida por Herdade do Sobroso | Todos os Direitos Reservados

Vinho não é tudo, mas é o tema da crónica – e vou longo em muita coisa. O Alentejo é uma região, a maior portuguesa – cerca de um terço de Portugal continental, com mais de 31.551 quilómetros quadrados –, mas nela cabem realidades diferentes. A Herdade do Sobroso situa-se na Vidigueira, zona com Denominação de Origem Controlada, e famosa pelos seus vinhos brancos. Este domínio, pela orografia e pela margem do Rio Guadiana, consegue uma frescura que, muitas vezes, está ausente em néctares alentejanos. Filipe Teixeira Pinto tem o apoio, como consultor, de Luís Duarte.

Dos 1.600 hectares, apenas 52 estão ocupados com vinha. O encepamento é formado por castas locais, nacionais e internacionais. As brancas são todas portuguesas: alvarinho, antão vaz, arinto, perrum e verdelho. As tintas são mais «viajadas»: alicante bouschet, alfrocheiro, aragonês, cabernet sauvignon, syrah e tinta grossa.

O primeiro vinho foi posto à venda em 2008, referente à vindima de 2006. A linha condutora é a da frescura, que traz elegância. Penso que, sabiamente, estão a travar o caminho da pujança alcoólica, característica quase inevitável nas regiões quentes. O rosado tem 12,5% de álcool e os brancos 13%, o que nos tempos que correm é quase raro.

blend-all-about-wine-herdade-sobroso-sobro-rose-2014 herdade do sobroso Herdade do Sobroso, vinhos alentejanos com temperamento especial blend all about wine herdade sobroso sobro rose 2014

Sobro Rosé 2014 – Foto Cedida por Herdade do Sobroso | Todos os Direitos Reservados

Pela graduação alcoólica já se percebeu que o rosado não é um subproduto dos tintos. As uvas são colhidas antes das brancas. O Sobro rosé 2014 consegue reunir dois desejos, pois vai bem (perigosamente) em conversas descontraídas e acompanha comidas delicadas. Foi todo feito com uvas de alicante bouschet.

blend-all-about-wine-herdade-sobroso-anas-branco-2014 herdade do sobroso Herdade do Sobroso, vinhos alentejanos com temperamento especial blend all about wine herdade sobroso anas branco 2014

Anas branco 2014 – Foto Cedida por Herdade do Sobroso | Todos os Direitos Reservados

Os muitos patos bravios que ali vivem inspiraram a marca de entrada de gama, Anas – a família desta ave palmípede é a Anatidae. O Anas branco 2014 é um diálogo entre as castas antão vaz, quente alentejana, e a arinto, nacional e muito fresca. Esta parelha resulta bem (vários produtores estão a recorrer a este casamento), até porque se deu travão à autóctone, sob pena de pesar como chumbo, sendo colhida «precocemente» (no tempo correcto). É guloso e pede cadeira diante duma vista agradável.

blend-all-about-wine-herdade-sobroso-sobro-branco-2014 herdade do sobroso Herdade do Sobroso, vinhos alentejanos com temperamento especial blend all about wine herdade sobroso sobro branco 2014

Sobro branco 2014 – Foto Cedida por Herdade do Sobroso | Todos os Direitos Reservados

O Sobro branco 2014 é mais indicado para acompanhar comida. Mais uma vez, a equipa técnica evitou que as uvas de antão vaz esborrachassem o vinho. A elas se somaram as de perrum e arinto.

blend-all-about-wine-herdade-sobroso-sobro-tinto-2014 herdade do sobroso Herdade do Sobroso, vinhos alentejanos com temperamento especial blend all about wine herdade sobroso sobro tinto 2014

Sobro tinto 2014 – Foto Cedida por Herdade do Sobroso | Todos os Direitos Reservados

O Sobro tinto 2014 fez-se com uvas de aragonês, alicante bouschet, cabernet sauvignon e syrah. Aqui a minha nota vai para o belo cabernet sauvignon, que lhe confere virtudes. Infelizmente, em Portugal nem sempre se sabe trabalhar bem com esta casta – ou não será suposto por inadaptação. Aqui não se trata de pimentão.

blend-all-about-wine-herdade do sobroso-tinto-2013 herdade do sobroso Herdade do Sobroso, vinhos alentejanos com temperamento especial blend all about wine herdade sobroso tinto 2013

Herdade do Sobroso tinto 2013 – Foto Cedida por Herdade do Sobroso | Todos os Direitos Reservados

No Herdade do Sobroso tinto 2013 encontrei o Alentejo. Os outros têm-no, mas este «nasceu lá e vive lá». O lote tem o sotaque cantado, pelas uvas de aragonês, alicante bouschet e alfrocheiro. Cuidado, que os frutos vermelhos e o chocolate são como duendes que distraem a atenção… 14% de álcool. É para ir para a mesa e o que me ocorre é «carne do alguidar», uma iguaria típica alentejana, que consiste em entrecosto temperado com massa de pimentão e muito alho, acompanhado por migas.

blend-all-about-wine-herdade do sobroso-cellar-Selection-tinto-2013 herdade do sobroso Herdade do Sobroso, vinhos alentejanos com temperamento especial blend all about wine herdade sobroso cellar Selection tinto 2013

Herdade do Sobroso Cellar Selection tinto 2013 – Foto Cedida por Herdade do Sobroso | Todos os Direitos Reservados

O Herdade do Sobroso Cellar Selection 2013 (tinto) é uma coisa à parte, que representa o gosto dos proprietários, um vinho com assinatura. O casamento entre o alicante bouschet e o syrah é de estremecer e, novamente, a frescura torna-o perigoso, aqui são 14,5% de álcool. É um grande vinho. Em termos de gosto pessoal, é este que escolho.

blend-all-about-wine-herdade do sobroso-reserva-tinto-2012 herdade do sobroso Herdade do Sobroso, vinhos alentejanos com temperamento especial blend all about wine herdade sobroso reserva tinto 2012

Herdade do Sobroso Reserva tinto 2012 – Foto Cedida por Herdade do Sobroso | Todos os Direitos Reservados

Por fim, o cume. O Herdade do Sobroso Reserva 2012 (tinto) é também um vinho de excelência, com elegância, vontade de comida e conversa prolongada num serão sem horas para terminar. O lote fez-se com uvas de aragonês, alicante bouschet e cabernet sauvignon. Aqui, mais notória, a francesa dá-lhe «um piquinho», especiarias e verdura, a temperar o chocolate de cozinha, cerejas maduras e baunilha. Novamente, rédea curta, que são 14,5% de álcool.

Contactos
Pedrógão, Apartado 61
7960-909 Vidigueira, Portugal.
Tel: (+351) 284 456 116
Telemóvel: (+351) 961 732 958
E-mail: geral@herdadedosobroso.pt
Website: www.herdadedosobroso.pt

      Sobre João Barbosa
      Wine Writer Blend | All About Wine

      Deixar um comentário

      Your email address will not be published.