image Herdade da Malhadinha Nova – Enoturismo de excelência Quinta de Cabriz celebra 25 anos da sua história

Herdade das Servas 2013 com os amigos

Texto João Barbosa

Três belos vinhos alentejanos numa conversa entre um iconoclasta e uns amigos. Alentejanos no carácter e seus aromas e paladares. Valentes para a comida forte desta província. Mas, outra coisa…

O termo iconoclasta é uma hipérbole. Não sou um talibã destruidor das regras sagradas e inquestionáveis e não tomo um ícone por um ídolo. Aliás, acho mais interessante a selvajaria (a fealdade poética), porque resultado da ignorância, do que o facciosismo esclarecido. Falta o vocábulo «de-vez-em-quando-desalinhado-só-porque-sim-e-para-manter-um-bom-nível-de-sanidade-mental».

Porquê este introito? Para que não me tomem nem por tolo nem por arrogante. O tema é o vinho ser gastronómico. O vinho deve ser «gastronómico»? É isso uma vantagem? Um bom vinho é aquele que deve ser bebido com comida?

Nem é vantagem nem desvantagem. Penso que alinhar com comida ou sem ela é igualmente válido. Indo directamente ao ponto-G… dá prazer? O prazer deve ser o fim único. O vinho é importante, a comida é importante e… quem está connosco ou «sem nosco» é-o tanto ou mais.

Os portugueses repetem o elogio de que os seus vinhos são «muito gastronómicos». Este louvor vem na sequência do aplauso à pertença ao mundo mediterrânico, com culto e liturgia alimentar.

Blend-All-About-Wine-Herdade das Servas-2013 wines-Herdade

Herdade das Servas – Foto Cedida por Herdade das Servas | Todos os Direitos Reservados

Blend-All-About-Wine-Herdade das Servas-2013 wines-Herdade-2

Herdade das Servas – Foto Cedida por Herdade das Servas | Todos os Direitos Reservados

Claro que quero que o vinho seja o adequado à comida. Não quero dizer que despreze a adequação do vinho, comida e utensílios, mas a mesa dá-me prazer é com os amigos – é a amizade que se celebra no convívio.

Tenho um costado alentejano, facto que me leva, na brincadeira, a afirmar-me como alentejano. Donde? Do Campo Grande, em Lisboa. O «meu» Alentejo não tem vinho. Não há vinha na lavoura da minha família.

Não tomo outro Alentejo por empréstimo. Mas há um Alentejo vínico que é meu, que me sabe ou lembra os serões à lareira… os homens calados, ouvindo pacientemente, e as senhoras enumerando parentelas, espólios e vidas.

Blend-All-About-Wine-Herdade das Servas-2013 wines-harvest

Colheita – Foto Cedida por Herdade das Servas | Todos os Direitos Reservados

Blend-All-About-Wine-Herdade das Servas-2013 wines-wines

Herdade das Servas wines – Foto Cedida por Herdade das Servas | Todos os Direitos Reservados

Foram-me dados a conhecer três vinhos: Herdade das Servas Tinto Colheita Seleccionada 2013, Herdade das Servas Alicante Bouschet 2013 e Herdade das Servas Touriga Nacional 2013. Chegaram-me numa refeição feita apenas com pratos da tradição alentejana, no restaurante O Galito, em Lisboa. O casamento perfeito, como devia ser sempre.

Blend-All-About-Wine-Herdade das Servas-2013 wines-Talhas

Talhas – Foto Cedida por Herdade das Servas | Todos os Direitos Reservados

Os vinhos que trazem esta conversa são belíssimos exemplares do Alentejo. A Herdade das Servas tem vindo a afirmar-se, vindima após vindima, como uma boa aposta. Todos com boa estrutura, taninos firmes, com gostosura, com longevidade de boca. Não vou usar descritores, mas obviamente são diferentes… dois são monovarietais e o outro é um lote de touriga nacional (40%), alicante bouschet (30%), aragonês (20%) e trincadeira (10%).

Blend-All-About-Wine-Herdade das Servas-2013 wines-Cellar

Adega – Foto Cedida por Herdade das Servas | Todos os Direitos Reservados

Entro no ponto liminar do «gosto»: o alicante bouschet amarrou-me mais. Não sou muito apreciador da touriga nacional alentejana, contudo na Herdade das Servas consegue fazer parte «desse Alentejo» que reconheço faltar-me… aliás, estes três vinhos.

Blend-All-About-Wine-Herdade das Servas-2013 wines-Tasting Room

Sala de Distribuição – Foto Cedida por Herdade das Servas | Todos os Direitos Reservados

Bebê-los com quê?! A resposta clássica para todos. Interessam-me mais, sobretudo os monovarietais, as conversas com gente boa. E não quero saber se me levantarei direito, pois não tenciono conduzir.

Pode ler mais sobre a Herdade das Servas aqui and aqui.

Contactos
Serrano Mira SA
Herdade das Servas, Apartado 286
7101-909 Estremoz -Portugal
Tel: (+351) 268 322 949
Fax: (+351) 268 339 420
E-mail: info@herdadedasservas.com
Website: www.herdadedasservas.com

Partilhe:
About João Barbosa
Wine Writer Blend | All About Wine

Leave a Reply

Your email address will not be published.