Monte da Ravasqueira e vinhos fora da norma As refrescantes novidades da Quinta do Portal

Há Qualquer Coisa em Aveiro

Texto Ilkka Sirén | Tradução Bruno Ferreira

Já perdi a conta a quantas vezes visitei Portugal. Mas, uma vez que a maior parte das minhas viagens são direccionadas ao mundo do vinho tenho uma visão muito diferente do país. Acho que apenas fui uma vez à praia em Portugal, o que é um pouco estranho, especialmente para alguém que vem do frio do norte da Europa. As pessoas falavam-me das fabulosas praias de Portugal e eu apenas podia imaginar. Até ter visitado Aveiro.

Blend-All-About-Wine-Aveiro-Palm-Trees aveiro Há Qualquer Coisa em Aveiro Blend All About Wine Aveiro Palm Trees

Palmeiras e Casas Bonitas – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Estava de visita à Bairrada, uma região vitivinícola famosa pela casta Baga e pelos seus spas termais. Foquei-me principalmente na primeira. Depois de me empanturrar com um delicioso leitão e de visitar um par de adegas, a enóloga local, Filipa Pato (veja aqui o artigo de Sarah Ahmed sobre Filipa Pato), sugeriu que eu visitasse Aveiro. Nunca tinha ouvido falar desta cidade mas fiquei curioso. Então saímos da Bairrada e fomos em direcção à praia.

Blend-All-About-Wine-Aveiro-Beach-near-Aveiro aveiro Há Qualquer Coisa em Aveiro Blend All About Wine Aveiro Beach near Aveiro

Uma Praia Perto de Aveiro – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Aveiro é conhecida por algumas coisas em particular. As praias estão definitavamente na lista de coisas a conhecer para quem visita este lugar. Aveiro é apelidada de “Veneza de Portugal” por causa dos seus canais e barcos tipo gôndola. Mas digo-vos já, não é Veneza e não são gôndolas. Para começar, os barcos, ou moliceiros, são muito coloridos e muito bonitos. Mas quando olhamos mais de perto e com mais atenção vemos que a decoração é hummm… digamos que bastante particular.

Blend-All-About-Wine-Aveiro-Moliceiro aveiro Há Qualquer Coisa em Aveiro Blend All About Wine Aveiro Moliceiro

Moliceiros – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Localizada à beira mar, o peixe e o marisco são espectaculares aqui. A abundância de peixe, caranguejo e todo o tipo de petiscos do mar é incrível. Nunca sei o que pedir e por isso peço sempre um pouco de tudo. Arroz de marisco, camarões, talvez algumas ameijoas e o peixe do dia, seja ele qual for. Não esqueçamos o vinho. Uma vez que estávamos em Aveiro a Bairrada seria uma boa escolha para começar, geograficamente falando.

Blend-All-About-Wine-Aveiro-I-Love-Aveiro aveiro Há Qualquer Coisa em Aveiro Blend All About Wine Aveiro I Love Aveiro

I <3 Aveiro – – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Bebi um Quinta das Bageiras Bruto natural Rosé 2011. Um vinho espumante fresco e apetitoso de um dos melhores produtores de vinho da Bairrada. 100% Baga, 100% espectacular. Uma inexplicável boa harmonização com todo o tipo de peixe e marisco. Claro que, estando em Aveiro, para sobremesa se tem que experimentar os Ovos Moles. Um doce local que é feito de gemas de ovos e açúcar. Se gostas de coisas muito doces,então esta é a sobremesa certa para ti.

Blend-All-About-Wine-Aveiro-Almoco aveiro Há Qualquer Coisa em Aveiro Blend All About Wine Aveiro Almoco

Almoço – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

As praias magníficas e a proximidade a algumas das mais entusiasmantes regiões vitivinícolas do mundo, fazem desta cidade um excelente destino para surfistas e apreciadores de comida. Se quiseres apanhar uma onda ou passar um fim de tarde a beber vinhos deliciosos e a comer marisco de classe mundial, então Aveiro é o lugar para ti.

Blend-All-About-Wine-Aveiro-Sunset aveiro Há Qualquer Coisa em Aveiro Blend All About Wine Aveiro Sunset

Pôr do Sol em Aveiro – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

      About Ilkka Sirén
      Wine Writer - Blend | All About Wine

      Leave a Reply

      Your email address will not be published.