Vim, Vidigueira, Venci: Os vinhos de Paulo Laureano Herdade do Rocim

Frescuras: Os novos vinhos 2014 da José Maria da Fonseca

Texto João Barbosa

Estou tão fartinho do calor e o Verão ainda agora começou. A rua, de onde escrevo, é fresca… bem, diria que é o frigorífico do Inferno. Mentalmente – porque alguém tem de ficar em Lisboa a tomar conta da cidade quando sai toda a gente – estendi a toalha na areia e já dei umas quantas cabeçadas no oceano, para refrescar ideias e congelar chatices.

Escrevo à luz ténue do fim da tarde. Como sempre, esta época e este momento põem-me num tempo que não volta. Oiço os GNR, e relembro que «aos 16 já falta pouco para sentir 86». Certezas e não nostalgias.

Algumas certezas dão conforto. Quando penso nos meus 16 lembro-me de várias praias, porque as férias de Verão eram mesmo grandes. Em Junho ia para Sesimbra e mentalmente faço a estrada e «o agora» pára o meu veículo invisível à passagem por Azeitão.

Blend-All-About-Wine-Jose-Maria-da-Fonseca-New-Wines-2014 José Maria da Fonseca Frescuras: Os novos vinhos 2014 da José Maria da Fonseca Blend All About Wine Jose Maria da Fonseca New Wines 2014

José Maria da Fonseca 2014 Wines – Photo Provided by José Maria da Fonseca | All Rights Reserved

Porque é Verão. Porque dali chegaram-me os novíssimos 2014. Vinhos prontos para enfrentar o calor e desfrutar o estio. Frescos e escorregadios. Colecção Privada Domingos Soares Franco Verdelho 2014, Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo 2014, Quinta da Camarate Branco Seco 2014, Quinta de Camarate Branco Doce 2014, Periquita Branco 2014 e Periquita Rosé 2014 – além do BSE, que já foi referenciado anteriormente.

A apresentação decorreu no By The Wine José Maria da Fonsecaum local que me lembra algumas antigas casas de pasto – não eram nem tabernas nem restaurantes – e que se situa na Rua das Flores, paralela à Rua de Alecrim, entre os turísticos largos do Cais do Sodré e do Camões. Cito o estabelecimento, pois nele se pode conhecer, através de imagens, algum do passado desta firma histórica.

O ano de 2014 ficará marcado, em Portugal, pela morte de Eusébio, craque do futebol da década de 60, e, no mundo, pelo «não» dos escoceses à independência. As pessoas do vinho guardarão um tempo de «ora bolas»! Estava tudo a ir tão bem até que chegou a chuva.

Porém, não foi uma catástrofe. Um dos aspectos positivos é a frescura dos vinhos cujas uvas foram vindimadas antes da chuva. É o caso destes apresentados pela firma de Azeitão. Como em tudo, há aspectos positivos e outros que nem tanto. Aqui, o menos aprovado é assunto subjectivo. Substantivos são a frescura e o acerto do tiro ao coração do Verão.

Quinta de Camarate Branco Seco 2014 uma junção de uvas alvarinho e verdelho, é sensual no nariz e mostra frescura, pede comida. Para as noites estivais.

Blend-All-About-Wine-Jose-Maria-da-Fonseca-Branco-Seco-2014 José Maria da Fonseca Frescuras: Os novos vinhos 2014 da José Maria da Fonseca Blend All About Wine Jose Maria da Fonseca Branco Seco 2014

Quinta de Camarate Seco white 2014 – Photo Provided by José Maria da Fonseca | All Rights Reserved

Blend-All-About-Wine-Jose-Maria-da-Fonseca-Branco-Doce-2014 José Maria da Fonseca Frescuras: Os novos vinhos 2014 da José Maria da Fonseca Blend All About Wine Jose Maria da Fonseca Branco Doce 2014

Quinta de Camarate Doce white 2014 – Photo Provided by José Maria da Fonseca | All Rights Reserved

Quinta de Camarate Branco Doce 2014 não me atrai. O problema é exactamente ser doce. Fez-se com uvas das castas alvarinho e loureiro. Porém, apresenta-se como uma alternativa, nos aperitivos, a brancos generosos ou a vermutes.

Os dois Periquita podem ir juntos para a mesma festa. O Periquita Branco 2014 junta alvarinho, viosinho e viognier e é para ser posto à mesa com as comidas leves do Verão. Antes, os amigos em calções e chinelos flik-flak divertiram-se com o Periquita Rosé 2014.

Blend-All-About-Wine-Jose-Maria-da-Fonseca-Periquita-Branco-2014 José Maria da Fonseca Frescuras: Os novos vinhos 2014 da José Maria da Fonseca Blend All About Wine Jose Maria da Fonseca Periquita Branco 2014

Periquita white 2014 – Photo Provided by José Maria da Fonseca | All Rights Reserved

Blend-All-About-Wine-Jose-Maria-da-Fonseca-Periquita-Rosé-2014 José Maria da Fonseca Frescuras: Os novos vinhos 2014 da José Maria da Fonseca Blend All About Wine Jose Maria da Fonseca Periquita Ros   2014

Periquita Rosé 2014 – Photo Provided by José Maria da Fonseca | All Rights Reserved

Quem deve estar na brincadeira no seu ofício e a firma José Maria da Fonseca não brinca, não há vinhos sério e vinhos de faz-de-conta. Isto, porque tenho de escrever que os dois vinhos restantes são «mais a sério». Ou seja, trata-se de retórica.

Blend-All-About-Wine-Jose-Maria-da-Fonseca-Domingo-Soares-Franco-Verdelho José Maria da Fonseca Frescuras: Os novos vinhos 2014 da José Maria da Fonseca Blend All About Wine Jose Maria da Fonseca Domingo Soares Franco Verdelho

Colecção Privada Domingos Soares Franco Verdelho 2014 – Photo Provided by José Maria da Fonseca | All Rights Reserved

O Colecção Privada Domingos Soares Franco Verdelho 2014 é um carro-de-assalto ao Verão…

– Xô, calor! Xô! Ide para longe!

O Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo Rosé 2014 vem, na sequência das edições anteriores, a pregar sustos à temperatura. Ainda assim, digo que não é «o meu vinho». Tenho de assinalar um aspecto: os vinhos Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo têm sido muito celebrados, quer pela crítica, quer pelo público. Perante isso, faço vénia e assumo que o problema só pode estar em mim, não acredito em conjuras siderais… e logo contra o paladar dum simples mortal.

Blend-All-About-Wine-José Maria da Fonseca-Domingo-Soares-Franco-Moscatel-Roxo-Rosé-2014 José Maria da Fonseca Frescuras: Os novos vinhos 2014 da José Maria da Fonseca Blend All About Wine Jose Maria da Fonseca Domingo Soares Franco Moscatel Roxo Ros   2014

Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo Rosé 2014 – Photo Provided by José Maria da Fonseca | All Rights Reserved

Um generoso também no Verão

Os vinhos Moscatel de Setúbal são, infelizmente, pouco conhecidos. A maioria é consumida na sua região de origem. É pena, pois distinguem-se dos mundialmente famosos Porto e Madeira.

A firma José Maria da Fonseca apresentou o Alambre 2010, que estagiou em madeira usada. É certeiro no agrado, seja para começar ou arrumar com a sobremesa. A empresa sugere que entre em cocktails; só com gelo; com ginger ale e casca de limão; com água com gás…

Contactos
Quinta da Bassaqueira – Estrada Nacional 10,
2925-542 Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal, Portugal
Tel: (+351) 212 197 500
E-mail: info@jmf.pt
Website: www.jmf.pt

      Sobre João Barbosa
      Wine Writer Blend | All About Wine

      Deixar um comentário

      Your email address will not be published.