Henriques & Henriques Blandy, uma dinastia ligada ao vinho Madeira

Feiticeiros da Madeira

Texto Ilkka Sirén | Tradução Bruno Ferreira

A indústria do vinho é bem conhecida pela sua hospitalidade. No geral as pessoas são afáveis e acolhedoras. Quando as pessoas partilham o mesmo tipo de entusiasmo por alguma coisa, neste caso vinho, estão mais interligadas e quase que parece conhecermos as pessoas mesmo quando não conhecemos. Claro que há sempre algumas maças podres, mas mesmo assim considero a indústria do vinho uma agradável área de negócio.

Blend_All_About_Wine_Barbeito_1 Feiticeiros da Madeira Feiticeiros da Madeira Blend All About Wine Barbeito 1

Barril de Malvasia – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Tomem o exemplo da Barbeito. A primeira vez que os visitei na Madeira estava de férias, a viajar com a minha mulher e a sua família. Estão a ver o típico turista, a apreciar as vistas, piscina, Coral (cerveja), “bolo do caco” (pão de alho), espetada, vinho, esquivando-se dos “velhinhos alegres e divertidos”, dormir, tomar um duche e repetir tudo outra vez? Tentei no entanto organizar algumas actividades extracurriculares e fomos visitar a Vinhos Barbeito. Encontrar a adega revelou-se uma tarefa quase impossível para o taxista, mas depois de muitas paragens lá conseguiu encontrar o sítio. Durante a visita provamos vinhos datados de 1875! Foi uma visita muito casual, com os meus sogros e mesmo assim eles tiveram a amabilidade de nos mostrar estes grandes vinhos. Foi realmente fantástico e um bom exemplo da generosidade que existe no negócio dos vinhos.

Blend_All_About_Wine_Barbeito_2 Feiticeiros da Madeira Feiticeiros da Madeira Blend All About Wine Barbeito 2

Corrimão\cano de transporte de vinho – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Vinhos Barbeito está situada numa zona industrial no cimo de um morro ventoso. Enquanto algumas das adegas da Madeira são rústicas, a adega da Barbeito tem um toque moderno. Nada de extravagante, apenas prática. Consegue-se perceber que quem desenhou o layout das instalações foi alguém com uma mente ligada aos vinhos. Até o corrimão do parque de estacionamento é na realidade um cano para transportar o vinho desde a área de vinificação até outro edifício onde estão os barris e se faz o engarrafamento. Espectacular, não é?!

Blend_All_About_Wine_Barbeito_7 Feiticeiros da Madeira Feiticeiros da Madeira Blend All About Wine Barbeito 7

Laboratório de vinho – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Vinhos Barbeito foi fundada em 1946 o que, em anos-de-vinho-Madeira, significa um projecto relativamente recente. Desde aí que a propriedade se estabeleceu como uma das adegas mais emocionantes em Portugal. O enólogo Ricardo Diogo é como que um feiticeiro quando se fala de lotear de vinhos. Alguns chamam-no “o Gandalf da Madeira”. Bem, na verdade não sei se chamam ou não mas deviam. Não digo que os vinhos da Barbeito sejam perfeitos, nada é, mas estão rapidamente a tornar-se num sinónimo de vinhos de notável qualidade.

Blend_All_About_Wine_Barbeito_3 Feiticeiros da Madeira Feiticeiros da Madeira Blend All About Wine Barbeito 3

Máquina de rotulação – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Na minha recente visita à adega, a missão era muito simples: provar tantos vinhos quanto humanamente possível. Missão cumprida! Provamos inúmeras amostras num alinhamento nada menos que épico. Começando por algumas Tinta Negras e Bastardo, de 5 e 10 anos, até anos como 1834. Deixem-me repetir, podem não ter percebido bem, MIL OITOCENTOS E TRINTA E QUATRO! Isso sim, é um vinho velho. Remonta ao ano em que foi abolida a inquisição espanhola. Alguns vinhos são impossíveis de descrever ao pormenor, por isso nem vou tentar. Vou apenas dizer que o vinho é para lá de fenomenal.

Blend_All_About_Wine_Barbeito_4 Feiticeiros da Madeira Feiticeiros da Madeira Blend All About Wine Barbeito 4

Velha Guarda – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Aqui estão as minhas escolhas de entre os vinhos provados:

Barbeito ‘Ribeiro Real’ Verdelho 20 anos
Um vinho feito de Verdelho e um toque de vinhos Tinta Negra 100 anos das lendárias vinhas Ribeiro Real. Perfumados aromas de especiarias e uma delicada intensidade que nos faz perder o nariz no copo durante muito tempo. No momento em que o vinho toca na língua somos transportados para outro lugar. A palavra “persistente” não chega sequer para começar a descrever a longevidade de sabores deste vinho. Continuam e continuam… Fantástico!

Blend_All_About_Wine_Barbeito_6 Feiticeiros da Madeira Feiticeiros da Madeira Blend All About Wine Barbeito 6

Barbeito ‘Ribeiro Real’ Verdelho 20 anos – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Barbeito ‘Mãe Manuela’ Malvasia 40 anos
Um lote antigo de Malvasia. Um toque floral, vegetal, licor e notas de chocolate preto. Uma rica e deliciosa sensação na boca que é imediatamente realçada por uma acidez vibrante tornando toda a experiência extremamente agradável. Um vinho complexo que o vai fazer suspirar por mais um copo, mesmo semanas após a degustação. Definitivamente um dos vinhos mais fabulosos que provei este ano. Fenomenal.

Blend_All_About_Wine_Barbeito_5 Feiticeiros da Madeira Feiticeiros da Madeira Blend All About Wine Barbeito 5

Barbeito ‘Mãe Manuela’ Malvasia 40 anos – Foto de Ilkka Sirén | Todos os Direitos Reservados

Contactos
Estrada da Ribeira Garcia
Parque Empresarial de Câmara de Lobos – Lote 8
9300-324 Câmara de Lobos – Portugal
Tel: (+351) 291 761 829
Fax: (+351) 291 765 832
Email: info@vinhosbarbeito.com.pt
Site: www.vinhosbarbeito.com

      Sobre Ilkka Sirén
      Wine Writer - Blend | All About Wine

      Deixar um comentário

      Your email address will not be published.